Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Explorando o Potencial Terapêutico dos Agonistas do Receptor GLP-1

Explorando o Potencial Terapêutico dos Agonistas do Receptor GLP-1
Academia Médica
abr. 23 - 3 min de leitura
000

Um artigo publicado em JAMA em 19 de abril de 2024 destaca a pesquisa emergente sobre o potencial terapêutico dos agonistas do receptor de peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1) em uma variedade de condições além do diabetes tipo 2 e obesidade, para as quais já são aprovados. Estes medicamentos, que incluem nomes comerciais como Ozempic, Wegovy (semaglutida), Victoza (liraglutida) e Byetta (exenatida), estão agora sendo investigados para o tratamento de transtornos do uso de substâncias, doenças neurodegenerativas e outras condições crônicas.

Luba Yammine, PhD, uma professora associada no departamento de psiquiatria e ciências comportamentais da UTHealth Houston, observou uma diminuição no consumo de nicotina em pacientes tratados com GLP-1 para diabetes tipo 2, o que a levou a investigar mais a fundo. Hoje, ela lidera ensaios clínicos focados no uso de exenatida e semaglutida para auxiliar na cessação do tabagismo. Os resultados preliminares são promissores, com o exenatide mostrando a capacidade de ajudar os fumantes a parar sem ganhar peso adicional, um benefício notável dado que muitos fumantes ganham peso após parar de fumar.

Além disso, há indícios de que os GLP-1 podem reduzir o consumo de álcool e a dependência de substâncias como a cocaína, embora os dados sejam ainda preliminares e os estudos em andamento devam fornecer mais clareza. O Dr. Christian Hendershot está conduzindo dois ensaios clínicos com semaglutida para transtornos do uso de substâncias, esperando-se que esses estudos ajudem a estabelecer uma base sólida para o uso dos GLP-1 em tais condições.

Outra área de grande interesse é o potencial dos GLP-1 no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. A pesquisa pré-clínica e observacional sugere que esses medicamentos podem oferecer proteção contra a disfunção cognitiva e demência. Alireza Atri, MD, PhD, destacou uma correlação observada em bancos de dados de seguros entre o tratamento com agonistas GLP-1 e um menor risco de comprometimento cognitivo.

O interesse também se estende ao tratamento de doenças crônicas como doença renal crônica, para a qual o semaglutide mostrou potencial em reduzir a progressão da doença em pacientes com diabetes tipo 2. Esta descoberta sugere que futuras aprovações regulatórias poderiam expandir o uso desses medicamentos para além de suas indicações atuais.

Por fim, o crescente interesse e demanda por GLP-1 também levantam questões sobre a capacidade de produção. Os desafios de abastecimento destacam a necessidade de escalar a capacidade de fabricação para atender às necessidades dos pacientes, especialmente à medida que novas indicações são aprovadas.

O amplo espectro de potenciais aplicações terapêuticas dos GLP-1 destaca seu papel emergente na medicina moderna, oferecendo esperança para o tratamento de várias condições crônicas e complexas que atualmente têm opções limitadas de tratamento.




Referência: 

Rubin R. Could GLP-1 Receptor Agonists like Semaglutide Treat Addiction, Alzheimer Disease, and Other Conditions? JAMA. Published online April 19, 2024. doi:10.1001/jama.2024.1017


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você