Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Falaram que você estava pronto para atender seus pacientes, mas era mentira!

Falaram que você estava pronto para atender seus pacientes, mas era mentira!
Paulo Henrique Azevedo
mai. 12 - 5 min de leitura
000

Se você é um estudante de qualquer área da saúde ou um profissional tentando entender as novas dinâmicas do mercado, uma coisa é certa: você precisa desenvolver novas habilidades além das que desenvolveu até aqui.

Com base em um estudo do Forum Econômico Mundial - The Future of Jobs 2018, destaco algumas skills que me parecem fazer muito sentido para os profissionais da saúde que querem ser destaque no mercado do século 21.

São elas:

1) Design de experiência do paciente (PX Design) 

Durante décadas, a comunidade médica e científica deixou de lado o participante mais importante de todas as decisões relacionadas à saúde: o paciente.

Devemos entender e abraçar a ideia de que o ele está no centro do nosso universo.

Não importa se estamos falando de desenvolver um novo medicamento, desenhar um novo protocolo de tratamento ou moldar o projeto de um novo hospital, os pacientes devem estar envolvidos no mais alto nível de tomada de decisão.

E é exatamente ai onde o design pode ajudar. Desenvolver essa habilidade certamente é um dos pilares mais importantes para quem presta serviço na área da saúde. Pensar a experiência do paciente em sua essência, desde a busca pelo profissional até o follow up pós-tratamento.

Acredite, design está em tudo e vai muito além de um “simples” objeto.

2) Autorresponsabilidade no cenário da saúde digital.

Credibilidade é crucial. Como profissionais da saúde, não podemos dizer a um paciente para viver uma vida mais saudável quando fumamos ou bebemos de forma compulsiva e nos sentamos diante da TV comendo fast food todas as noites.

 

“Walk the talk” - essa expressão americana nunca foi tão verdadeira - não basta falar, tem que fazer.

 

Para isso, nada melhor que viver uma boa experiência. Devemos testar e usar aplicativos de saúde, rastreadores de condicionamento físico, wearables… No intuito de entender melhor a jornada do paciente e ser capaz de recomendar o que melhor o atende.

3) Esteja em casa na selva digital

A necessidade de alfabetização digital é evidente. Saber pesquisar, encontrar e avaliar informações é fundamental.

Dominar as mídias digitais é o “new black”. Instagram, Twitter, Linkedin e, até, o Facebook te dão asas para fazer o seu trabalho. Com a ajuda delas e sabendo se plugar a boas fontes, sempre ficamos por dentro das tendências e inovações atuais. Além de se tornarem uma parte ativa da nossa vida clínica.

No caso de doenças raras e mistérios da medicina, fóruns especializados podem ser incrivelmente úteis para resolver tais enigmas.

Não há mais limites que nos impeçam de ir além da nossa trilha acadêmica. E com o surgimento dos “superpacientes” (detentores da verdade Googleriana), também devemos encontrá-los no meio do caminho.

4) Concentre-se em soft skills

Não importa como a Inteligência Artificial (A.I.) vai progredir no futuro, sempre haverá necessidade de um toque humano. Especialmente para pacientes que normalmente se sentem perdidos e vulneráveis.

À medida que as tecnologias avançam e ganham um papel maior na área da saúde, simplesmente prestar atenção e voltar-se para pacientes com compaixão se tornará um ativo cada vez mais valioso.

Chatbots, algoritmos inteligentes e outras tecnologias provavelmente tornarão desnecessário muito contato humano, mas criarão um mundo onde visitar um médico humano pode até ser mais caro do que a tecnologia.

5) Melhore sua cognição

Não consigo expressar o quão importante é a necessidade da melhoria contínua de nossa capacidade cognitiva.

De acordo com esse relatório do Fórum Econômico, a resolução de problemas complexos e o pensamento crítico ganharão ainda mais destaque no mercado de trabalho nos próximos anos.

Enquanto a A.I. nos ajudar com diagnósticos mais precisos, a única coisa que sempre teremos a nosso favor é a nossa capacidade, ainda que limitada, de obter todas as informações disponíveis e encontrar uma solução criativa para a cura de nossos pacientes.

 

"Ser humano é o que nos garante relevância no futuro e na saúde não será diferente." 

 

Fato é que não podemos parar a iminente revolução tecnológica, nem diminuir sua velocidade. O mercado de healthcare se tornará infinitamente melhor e mais fácil. E nossa profissão definitivamente mudará, mas sem o medo de perder nossos "empregos".

Nós simplesmente temos que nos adaptar. Temos que ressignificar as habilidades que nos tornam animais excepcionais e nos garantem relevância no futuro.

Então, quando pensar na "batalha" entre nós e a tecnologia, lembre-se de manter as habilidades corretas atualizadas para sempre encontrar um novo lugar na área de saúde, onde a tecnologia é apenas um suporte para animais incríveis: os seres humanos.

Quais habilidades julga mais pertinentes no seu cenário nos próximos 5 anos? Escreve ali nos comentários.
Estou curioso para saber!

 

Se interessou mais na temática do design thinking? Clique aqui e confira o curso que nós da Academia Médica preparamos especialmente para você, Dr.


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você