Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Farmácia + Telemedicina - Raia Drogasil agita o futuro da medicina, da farmácia, da nutrição, da psicologia...

Farmácia + Telemedicina - Raia Drogasil agita o futuro da medicina, da farmácia, da nutrição, da psicologia...
Fernando Carbonieri
out. 3 - 3 min de leitura
050

A pandemia de fato veio para romper com o status quo. Esse fato não é novo e pode ser visto em todos os momentos que tivemos alguma epidemia na história humana. Basicamente o mantra que fica é: se quiser sobreviver, você vai ter que mudar.

Parece que toda a sociedade estava entrando numa panela de pressão nos últimos 15 anos. Desde o advento do iphone, as possibilidades de interação humana são diariamente exponenciais.

Tudo mudou. A forma como as pessoas se comunicam consomem produtos e serviços foi alterada para sempre. Não tem retorno. A medicina também mudou, mas o que vem pela frente, leva desconforto a muitos. Quando há desconforto, com certeza também há oportunidades.

No último mês, o sétimo mês após a declaração de pandemia pela OMS, a quantidade de lançamentos para impactar o mercado de saúde foram gigantescas. Vimos a criação do marketplace do grupo Fleury, que até então pretendia ser a maior plataforma de serviços de saúde do Brasil.

Dias depois, em evento para seus acionistas, assistimos a declaração da rede de farmácias Raia Drogasil, afirmando entrar nessa briga. 

Durante esta última semana, o anúncio de que a empresa deve potencializar seu marketplace em parceria com o grupo pão de açúcar. Utilizarão de todo o seu potencial de mais de 2240 lojas espalhadas no Brasil, nutridas por 11 centros de distribuição, para ampliar o acesso a médicos e aos produtos de higiene, saúde e farmacêuticos.

A partir do primeiro trimestre de 2021, a rede que já possui 14% de todo o mercado farmacêutico brasileiro vai começar a oferecer os serviços de telemedicina aos seus clientes. 

O serviço de telemedicina contará com um local específico para o consultório dentro da farmácia. O paciente entra na "cabine" de telemedicina, um outro profissional de saúde deve auxiliar o relacionamento entre Médico-Paciente e interface de teleconsulta.

Além da Telemedicina, a rede deve ampliar os seus serviços de Vacinação e de acesso a demais profissionais de saúde, como nutricionistas, preparadores físicos, psicólogos...

Ou seja, o acesso à uma consulta com um médico será alterada. Não sabemos como o mercado vai reagir, como os Conselhos vão reagir, como o CADE vai reagir... Mas de fato tudo isso já é possível e ficou evidente que tanto a RD quanto outras redes de varejo (não necessariamente farmacêuticas) vão nos surpreender cada vez mais.

Para falar sobre este assunto, no Academia Médica Week iremos debater com grandes colegas médico o futuro da medicina, no quesito telemedicina. O evento é Gratuito e vai acontecer na semana do médico. Acesse ESTE LINK e se inscreva.

As cenas dos próximos capítulos e a antecipação do futuro você pode ver aqui na Academia Médica. O que sabemos é que o mercado adorou a notícia. No dia do anuncio a RD subiu 7% no iBovespa. Em breve veremos como os conselhos irão reagir a algo assim.

Leia sempre a Academia Médica e compartilhe as suas visões conosco. 

 


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você