[ editar artigo]

Farmácia + Telemedicina - Raia Drogasil agita o futuro da medicina, da farmácia, da nutrição, da psicologia...

Farmácia + Telemedicina - Raia Drogasil agita o futuro da medicina, da farmácia, da nutrição, da psicologia...

A pandemia de fato veio para romper com o status quo. Esse fato não é novo e pode ser visto em todos os momentos que tivemos alguma epidemia na história humana. Basicamente o mantra que fica é: se quiser sobreviver, você vai ter que mudar.

Parece que toda a sociedade estava entrando numa panela de pressão nos últimos 15 anos. Desde o advento do iphone, as possibilidades de interação humana são diariamente exponenciais.

Tudo mudou. A forma como as pessoas se comunicam consomem produtos e serviços foi alterada para sempre. Não tem retorno. A medicina também mudou, mas o que vem pela frente, leva desconforto a muitos. Quando há desconforto, com certeza também há oportunidades.

No último mês, o sétimo mês após a declaração de pandemia pela OMS, a quantidade de lançamentos para impactar o mercado de saúde foram gigantescas. Vimos a criação do marketplace do grupo Fleury, que até então pretendia ser a maior plataforma de serviços de saúde do Brasil.

Dias depois, em evento para seus acionistas, assistimos a declaração da rede de farmácias Raia Drogasil, afirmando entrar nessa briga. 

Durante esta última semana, o anúncio de que a empresa deve potencializar seu marketplace em parceria com o grupo pão de açúcar. Utilizarão de todo o seu potencial de mais de 2240 lojas espalhadas no Brasil, nutridas por 11 centros de distribuição, para ampliar o acesso a médicos e aos produtos de higiene, saúde e farmacêuticos.

A partir do primeiro trimestre de 2021, a rede que já possui 14% de todo o mercado farmacêutico brasileiro vai começar a oferecer os serviços de telemedicina aos seus clientes. 

O serviço de telemedicina contará com um local específico para o consultório dentro da farmácia. O paciente entra na "cabine" de telemedicina, um outro profissional de saúde deve auxiliar o relacionamento entre Médico-Paciente e interface de teleconsulta.

Além da Telemedicina, a rede deve ampliar os seus serviços de Vacinação e de acesso a demais profissionais de saúde, como nutricionistas, preparadores físicos, psicólogos...

Ou seja, o acesso à uma consulta com um médico será alterada. Não sabemos como o mercado vai reagir, como os Conselhos vão reagir, como o CADE vai reagir... Mas de fato tudo isso já é possível e ficou evidente que tanto a RD quanto outras redes de varejo (não necessariamente farmacêuticas) vão nos surpreender cada vez mais.

Para falar sobre este assunto, no Academia Médica Week iremos debater com grandes colegas médico o futuro da medicina, no quesito telemedicina. O evento é Gratuito e vai acontecer na semana do médico. Acesse ESTE LINK e se inscreva.

As cenas dos próximos capítulos e a antecipação do futuro você pode ver aqui na Academia Médica. O que sabemos é que o mercado adorou a notícia. No dia do anuncio a RD subiu 7% no iBovespa. Em breve veremos como os conselhos irão reagir a algo assim.

Leia sempre a Academia Médica e compartilhe as suas visões conosco. 

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você