[ editar artigo]

Enriquecendo com saúde: 4 vantagens de ter uma organização efetiva na sua empresa

Enriquecendo com saúde: 4 vantagens de ter uma organização efetiva na sua empresa

A boa gestão financeira da sua empresa requer conhecimento, planejamento e dedicação por parte do profissional liberal. Como as disciplinas de finanças e gestão geralmente não fazem parte do currículo, é preciso dedicar algum tempo extra para o aprendizado. Esse fato costuma desestimular os profissionais que acabam deixando a gestão financeira de suas empresas nas mãos de um contador, de um administrador ou mesmo da secretária. No entanto, é preciso saber que este tempo extra será recompensado pelos benefícios obtidos. Dentre estes benefícios, temos:

<< Não deixe de participar da Semana da Liberdade Financeira que ocorrerá do dia 11 a 15 de Fevereiro! Será um evento online e gratuito onde abordarei diversos temas focados na prática sobre finanças pessoais. >>

1. Obter melhores resultados financeiros 

No caso de médicos, o consultório é uma empresa que apresenta particularidades, mas ainda assim é uma empresa. Ele tem funcionários, equipamentos, fornecedores e paga tributos. E, como toda empresa, o objetivo principal é obter lucro para financiar suas atividades. Se não houver lucro, a empresa tenderá a sair do mercado, ou seja, o consultório irá fechar. No entanto, na área da saúde pode ocorrer algo pior do que a falência.

Por não ter conhecimento sobre finanças e gestão, o médico pode acabar trabalhando para sustentar seu consultório. Além de permitir que o consultório obtenha lucro, a gestão financeira adequada permite que se aplique os recursos de forma adequada, melhorando a eficiência econômica do consultório e, assim, aumentando seu valor patrimonial ao longo do tempo.

2. Aumentar os ganhos sem comprometer a qualidade de vida 

Você deve ter cuidado para que a busca por lucro e por eficiência não comprometa sua saúde e sua qualidade de vida.

É comum pensar que para obter lucros maiores é preciso trabalhar mais, dormir menos, passar menos tempo com a família e com os amigos, sacrificar a saúde e a qualidade de vida. Claro que isso pode ocorrer em situações específicas e por um determinado período de tempo, mas não deve ser a regra, tampouco deve se perpetuar. Como costumo dizer em minhas palestras

“De nada adianta ser a pessoa mais rica do cemitério!”

Ao invés de trabalhar mais ou mesmo, além de trabalhar mais, é preciso gerenciar melhor o trabalho que se tem. Uma boa gestão financeira da empresa permitirá um melhor aproveitamento dos recursos já existentes e, portanto, permitirá que se obtenha lucros maiores mantendo ou, até mesmo melhorando, a qualidade de vida. Isso mesmo.

3. Promover o crescimento profissional.

Quando me perguntam qual a principal vantagem de uma boa gestão financeira, respondo que é o ganho de tempo. Isso mesmo, tempo! Tempo é o bem mais precioso, porque não volta, e o mais democrático porque é igual para todos (o dia de todos nós tem 24 horas; uma hora tem 60 minutos para todos).

Com uma boa gestão financeira do consultório é possível ganhar tempo. E esse tempo pode e deve ser usado, dentre outras coisas, em prol do crescimento profissional e da criação e consolidação de uma boa reputação. Deve-se usar o tempo ganho para a realização de cursos, pós-graduação, aprendizado de novas técnicas, realização de marketing, dentre outros. Enfim, usar o tempo para adquirir atributos que torne o profissional diferente dos demais profissionais atuantes no mercado.

4. Competitividade

Diante de concorrência cada vez mais acirrada, é preciso manter-se competitivo no mercado de trabalho e tornar-se autossustentável ao longo do tempo para usufruir do patrimônio no futuro.

Com o crescimento profissional e a criação e consolidação de uma boa reputação, será possível buscar remuneração diferenciada pelos serviços prestados e, assim, aumentar ainda mais o retorno sobre as atividades.

<< Te espero no dia 11/02. Inscreva-se clicando aqui. >>

Enriqueça com saúde!

Francinaldo Gomes
Neurocirurgião e educador financeiro

 

Academia Médica
Francinaldo Gomes
Francinaldo Gomes Seguir

Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. MBA em Finanças e Gestão de Investimentos (FGV). Educador e Consultor Financeiro. Autor de livros e artigos sobre finanças e gestão. CEO da Saúde + Ação Educação e Consultoria Ltda. Visionário e Filantropo.

Ler matéria completa
Indicados para você