[ editar artigo]

Finanças para médicos: 5 certezas erradas que atrapalham seu enriquecimento

Finanças para médicos: 5 certezas erradas que atrapalham seu enriquecimento

Enriquecer faz bem à saúde.

O processo de criação e multiplicação da riqueza é fascinante e empolgante. Entretanto, ele costuma afugentar grande parte dos médicos pois envolve o aprendizado de conceitos novos, com os quais você não está habituado. Esse fato, aliado às certezas erradas incorporadas em nossas vidas faz com que grande parte dos médicos não consigam enriquecer.

A semente para a criação da riqueza é a necessidade de mudança de seus valores ocasionada pelo incômodo e pelo desconforto com sua atual situação financeira. O fato de você estar lendo este texto significa que você está insatisfeito e deseja melhorar sua atual situação financeira. Mas apenas esse desconforto não é suficiente para iniciar o processo. É preciso um terreno fértil. E esse terreno é a sua programação mental. Como sua mente está programada no modo “pobre”, você precisará mudar sua programação mental para o modo “rico”. Sem essa reprogramação mental você não conseguirá iniciar ou mesmo levar a diante o processo de enriquecimento.

Nesse sentido, é crucial que você consiga livrar-se das certezas erradas. Aqui, separei cinco certezas erradas que atrapalham seu enriquecimento.

1. Apenas os experts podem ter sucesso com os investimentos

Os médicos depositam confiança exagerada em terceiros (gerente de banco, gestor, gurus ou mesmo assessores de investimentos) porque julgam serem incapazes de cuidarem do dinheiro que ganham. Ora, a melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo pois só você sabe o que passou e do que teve que abrir mãos para ganhar o suado dinheiro. Qualquer pessoa, que não seja você, irá te cobrar caro para cuidar do seu dinheiro, e cuidará pior do que você.

 2. Para investir adequadamente é preciso conhecer profundamente a matemática

Uma das frases que mais ouço de colegas médicos é que, para ter sucesso nos investimentos e enriquecer é preciso saber cálculo e matemática. Ora, se isso fosse verdade, as pessoas mais ricas do Brasil seriam os matemáticos e engenheiros e essa não é a realidade. O sucesso nos investimentos não está ligado ao nível de conhecimento em matemática, mas sim em seguir uma estratégia viável de criação de riqueza.

3. É preciso ficar olhando o tempo todo a carteira de investimentos para ter sucesso

O que importa para seu enriquecimento não é o quanto você olha a sua carteira de ativos, mas sim o quão eficiente ela é. Ficar olhando a variação dos ativos o tempo todo não garante que você enriquecerá. Só fará com que você perca sono, deixe de trabalhar e fique ansioso. Uma carteira eficiente irá flutuar, mas os ganhos serão constantes.

4. No longo prazo estaremos todos mortos 

O problema é se estivermos vivos! Por isso, é mais saudável termos riqueza para vivermos muitos anos do que vivermos muitos anos na pobreza. Como dizia o finado cantor e compositor Raul Seixas: “Quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda”. Portanto, prepare sua cama o quanto antes porque o frio vai chegar.

5. É melhor errar junto do que acertar sozinho 

Essa certeza errada é o típico comportamento de manada. Já é sabido que a manada não enriquece; que a manada perde dinheiro sistematicamente. Portanto, para enriquecer é preciso acertar sozinho e deixar de fazer o que todos fazem, isto é, é preciso deixar a manada.

Quer saber o que como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
 

A Academia Médica e a Saúde+Ação montaram uma semana incrível sobre finanças para médicos. Fique por dentro dos posts de 19 a 24 de Novembro. Nós médicos aqui do Brasil ainda ganhamos bem, mas nos falta planejamento para fazer o dinheiro trabalhar para nós.


A Black Week do meu curso Enriquecer faz bem à Saúde está no ar. Compre agora e economize 1000,00 reais na matrícula para a última turma do ano!

 

 

Academia Médica
Francinaldo Gomes
Francinaldo Gomes Seguir

Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. MBA em Finanças e Gestão de Investimentos (FGV). Educador e Consultor Financeiro. Autor de livros e artigos sobre finanças e gestão. CEO da Saúde + Ação Educação e Consultoria Ltda. Visionário e Filantropo.

Ler matéria completa
Indicados para você