Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #15

Frases médicas #15
Academia Médica
mai. 20 - 6 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Se você deseja ser um verdadeiro médico, você deve ser capaz de fazer o seu próprio pensamento, e não apenas empregar os pensamentos dos outros." - Paracelso

Paracelso, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, foi um médico e alquimista suíço-alemão. Seu pseudônimo significa "superior a Celso” — Melhor que Aulus Cornelius Celsus, o grande médico romano, autor de De Medicine, a bíblia dos médicos da época. Fez parte de um momento de renovação da medicina, atacando de modo direto a tradição. Queimou publicamente os livros de Galeno e Avicena, defendendo a aquisição de conhecimento pela experiência. Afirmou que a sífilis poderia ser tratada com compostos de mercúrio — diagnóstico comprovado quase quatro séculos depois por Paul Ehrlich.

 

"As pessoas não vão lembrar o que você fez para viver, elas vão lembrar como você as tocou com gentileza e amor." - Debasish Mridha

Debasish Mridha é médico, escritor e filósofo. Junto com sua prática de neurologia, dedica-se a empreendimentos médicos e educacionais. Nasceu em Bangladesh, viveu em um campo de refugiados na Índia por quatro anos, estudou medicina no Instituto Médico de Kiev, na antiga União Soviética, e fez residência na Wayne State University, em Detroit, Michigan. É autor de livros infantis como “Sweet Rhymes from Sweet Hearts” e “Verses of Happiness”.

 

"A educação do médico que se desenvolve depois do diploma é, afinal de contas, a parte mais importante de sua educação." - John Shaw Billings

John Shaw Billings foi um sanitarista, estatístico, cirurgião de guerra, historiador médico, administrador, bibliotecário, professor e arquiteto americano. Foi cirurgião e estatístico em medicina no Exército dos EUA e descobriu como analisar dados médicos e demográficos mecanicamente, transformando-os em números e perfurando cartões de papelão. Estabeleceu as bases para a criação do Index Medicus, primeira tentativa de identificar a literatura médica, e ficou conhecido como o modernizador da Library of the Surgeon General's Office (agora National Library of Medicine - a primeira biblioteca dos EUA para medicina). Também serviu como consultor sobre os critérios para currículos médicos e de enfermagem, bem como para a arquitetura da construção do Johns Hopkins Hospital e foi membro do corpo docente da Universidade da Pensilvânia, diretor do Hospital Universitário e presidente da Carnegie Institution.

 

"Uma definição muito mais justa seria que a medicina é a arte de entender as doenças e de curá-las ou aliviá-las quando possível". - Jacob Bigelow 

Jacob Bigelow foi um médico e botânico americano, pai do médico Henry Jacob Bigelow (cirurgião e professor de cirurgia na Harvard University). Formou-se no Harvard College e na faculdade de medicina da Universidade da Pensilvânia, ensinou medicina e botânica em Harvard e publicou vários livros, incluindo um dos primeiros livros botânicos da América, “American Medical Botany”. Ele também foi arquiteto do Cemitério Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts.

 

"Não podemos fazer grandes coisas, mas podemos fazer pequenas coisas com grande amor." - Madre Teresa de Calcutá 

Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica que criou a Congregação Missionárias da Caridade, dedicando grande parte de sua vida aos pobres. Enviada a Calcutá, na Índia, foi professora durante muitos anos, mais tarde conseguiu a concessão de um edifício para dar abrigo a pessoas que sofriam de tuberculose, disenteria e tétano, recusadas pelos hospitais. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi Beatificada pela igreja católica em 2003 e canonizada em 2016.

 

"Eu ainda levo o fracasso muito a sério, mas descobri que a única maneira de superar o sentimento é continuar trabalhando e tentando me beneficiar de fracassos ou decepções. Sempre há algumas lições a serem aprendidas. Então continuo trabalhando." - Denton Cooley

Denton Cooley formou-se em Medicina pela Johns Hopkins University e foi o primeiro cirurgião a implantar um coração totalmente artificial em um paciente (1969). Também foi fundador e cirurgião-chefe do The Texas Heart Institute, chefe de cirurgia cardiovascular do Centro Médico da Baylor St. Luke, consultor do Hospital Infantil do Texas e professor na University of Texas. Parou de realizar cirurgias aos 87 anos, mas nunca se aposentou, permanecendo ativo como presidente emérito do Instituto. Morreu em 2016, aos 96 anos.

 

"Um bom médico é aquele que é perspicaz no diagnóstico e sábio no tratamento; mas, mais do que isso, ele é uma pessoa que nunca se poupa ao interesse de seus pacientes." - Hugh Cairns

Hugh Cairns foi um neurocirurgião australiano que passou a maior parte de sua vida na Inglaterra. Trabalhou como neurocirurgião no Hospital de Londres e com Harvey Cushing, em Harvard. Estabeleceu o Departamento de Cirurgia de Nuffield, em Oxford, e também participou da formação da Faculdade de Medicina da Universidade de Oxford. 

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você