Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #16

Frases médicas #16
Academia Médica
jun. 3 - 6 min de leitura
030

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"A medicina é a única profissão que trabalha incessantemente para destruir a razão de sua própria existência." - James Bryce 

James Bryce foi um jurista, historiador e político liberal britânico. Foi nomeado embaixador britânico para os Estados Unidos e tornou-se conhecido pela publicação do livro “The American Commonwealth”, que examinou as instituições dos EUA. Durante os últimos anos de sua vida, Bryce serviu na Corte Internacional de Haia, apoiou o estabelecimento da Liga das Nações e publicou um livro “Modern Democracy”. 

 

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.” - Alvin Toffler

Alvin Toffler foi um autor e visionário americano, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica. Seu primeiro livro foi “Future Shock” ("O choque do futuro"). Também é autor de “The Third Wave” ("A terceira onda") e “Revolutionary Wealth”. 

 

"Um médico não deve ser julgado pelo sucesso de seu tratamento, mas pela extensão de seu conhecimento". - Joseph Dietl 

Joseph Dietl foi um médico austro - polonês que pertenceu à chamada Nova Escola de Medicina de Viena. Foi médico-chefe do Hospital Wieden e descreveu, em 1864, pela primeira vez de uma forma clinicamente mais rigorosa a sintomatologia associada à Ptose Renal (Crise de Dietl).

 

"Você teria que estar em outro planeta para não ver que algo está mudando no estado da medicina". - Niall Dickson

Niall Dickson foi editor do Nursing Times e correspondente de saúde da BBC. Foi diretor executivo do Conselho Médico Geral e presidente da Associação Internacional de Autoridades Reguladoras Médicas. Desde fevereiro de 2017, é o principal executivo da NHS Confederation, que representa organizações de serviços de saúde em toda a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A frase foi dita durante palestra no Royal College of Physicians, em Londres. 

 

"Aprender sem pensar é inútil. Pensar sem aprender é perigoso." - Confúcio

Confúcio foi filósofo e pensador político da China, com conhecimento nas mais variadas áreas. Não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios, reunidos no texto “Os Analectos”.

 

"Um médico deve trabalhar dezoito horas por dia e sete dias por semana. Se você não pode se consolar com isso, saia da profissão." - Martin H.Fischer

Martin H.Fischer foi médico, fisiologista e escritor americano, nascido na Alemanha e conhecido por seus comentários expressivos sobre a arte e a prática da medicina. Foi o primeiro instrutor em fisiologia na Universidade da Califórnia e professor de fisiologia na Universidade de Cincinnati. 

 

"A história da medicina é, de fato, a história da própria humanidade, com seus altos e baixos, suas valentes aspirações à verdade e à finitude e seus patéticos fracassos." - Fielding H.Garrison

Fielding H.Garrison foi um médico e historiador da medicina, autor de “An Introduction to the History of Medicine”, um dos primeiros tratados sobre a história da medicina. Fez parte da equipe da Army Medical Library (que mais tarde se tornaria National Library of Medicine) e trabalhou com John Shaw Billings. Foi professor de história da medicina na Johns Hopkins University.

 

"Resiliência, inventividade e sobrevivência – qualidades muitas vezes atribuídas a grandes médicos – refletem qualidades que emanam primeiro daqueles que lutam contra as doenças e só então espelham aqueles que as tratam." - Siddhartha Mukherjee 

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue. Também é autor de "The Gene: An Intimate History" e "The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science".

 

"Ao ensinar um estudante de medicina, o principal requisito é mantê-lo acordado." - Chevalier Jackson

Chevalier Jackson (1865 –1958) foi um pioneiro americano em laringologia. Recebeu seu MD do Jefferson Medical College, na Filadélfia, e estudou laringologia na Inglaterra. Jackson desenvolveu métodos e ferramentas para remover objetos estranhos das vias aéreas humanas. Sua coleção inclui 2.374 corpos estranhos que foram extraídos da garganta, esôfago e pulmões dos pacientes durante a carreira de quase 75 anos. A frase é um trecho da autobiografia “The Life of Chevalier Jackson”. 

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você