Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #14

Frases médicas #14
Academia Médica
mai. 13 - 4 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Atul Gawande é cirurgião e pesquisador de saúde pública, pratica cirurgia geral e endócrina no Brigham and Women's Hospital e é professor de Cirurgia na Harvard Medical School. Também é diretor executivo da Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que busca tornar a cirurgia mais segura a nível mundial. É autor dos livros "Complications: A Surgeon's Notes on an Imperfect Science" ,"Better: A Surgeon's Notes on Performance" , "Being Mortal: Medicine and What Matters in the End", entre outros.

 

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

Thomas J. Stanley foi um escritor americano e teórico de negócios. Foi o autor de vários livros sobre os ricos da América, atuou como conselheiro-chefe da Data Points e foi professor de marketing na Universidade do Tennessee, Universidade da Geórgia e Universidade Estadual da Geórgia.
A frase de hoje é uma citação do livro “The Millionaire Next Door” (O Milionário Mora ao Lado), feita pelo médico e pai do personagem Ken. Stanley também é autor de “The Millionaire Mind”, “Stop Acting Rich: And Start Living Like A Real Millionaire”, entre outros.

 

Suzy Kassem é uma escritora e pensadora americana especializada em escrever sobre o coração e a condição humana. Seus ensaios e poesias já foram traduzidos em várias línguas. A frase é um trecho do livro “Rise Up and Salute the Sun” (2011).

 

Magdi Yacoub é professor de cirurgia cardiotorácica no National Heart and Lung Institute, Imperial College London e fundador e diretor de pesquisa do Harefield Heart Science Center (Magdi Yacoub Institute). Um dos principais cirurgiões cardíacos do mundo, foi pioneiro em técnicas que incluem engenharia de tecido em válvulas cardíacas, novos dispositivos de assistência ventricular esquerda e sensores sem fio para pacientes cardíacos.

 

Abraham Verghese é médico, autor e professor da Teoria e Prática de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Senior Associate Chair do Departamento de Medicina Interna. Nasceu na Etiópia e formou-se em medicina na Índia.  Alguns de seus livros são “Minha Terra” (1995), no qual conta sua experiência com pacientes de AIDS, e o romance “O décimo primeiro mandamento” (2011).

 

Charles Sidney Burwell (1893-1967) foi um cardiologista especializado em alterações circulatórias associadas a doenças cardíacas. Em 1944, enquanto era reitor, mulheres ingressaram na Harvard Medical School pela primeira vez em igualdade de condições com os homens.  A frase de Burwell foi citada por GW Pickering no British Medical Journal, em 1956.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você