Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #17

Frases médicas #17
Academia Médica
jun. 10 - 4 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

A frase é um trecho da obra “Walden II”(1969) e foi uma sugestão da leitora Vivian Lorenzo. Conhece alguma frase médica que gostaria de ver publicada aqui? Escreva nos comentários abaixo.

 

"Entre as artes, a medicina, por sua utilidade eminente, deve sempre ocupar o lugar mais alto." - Henry Thomas Buckle 

Henry Thomas Buckle (1821 — 1862) foi um historiador britânico, associado ao positivismo historiográfico e que exerceu grande influência entre intelectuais brasileiros no final do século XIX. É autor da obra “History of Civilization in England” (1857).

A pintura que ilustra a frase é “La visita de la madre al hospital”, de Enrique Paternina García Cid (Museu do Prado)

 

"Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo." - Carl Jung

Carl Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. É autor de livros como "O Homem e Seus Símbolos", "Memórias, Sonhos, Reflexões", "Os Fundamentos da Psicologia Analítica", entre outros.

 

“Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para pegá-la dos outros. Seja um portador. ” - Tom Stoppard

Tom Stoppard é um dramaturgo e roteirista inglês, conhecido por obras como Shakespeare Apaixonado (1998), Brasil: O Filme (1985) e Rosencrantz & Guildenstern Estão Mortos (1990). Alguns de seus mais importantes textos estão traduzidos na coletânea “Rock ‘n’ Roll e Outras Peças”.

 

"A profissão a que tenho a grande honra de pertencer é, na minha opinião, na média, a mais humana de todas as profissões." - Joseph Lister

Joseph Lister (1827 - 1912) foi um cirurgião britânico fundador da cirurgia asséptica. Enquanto trabalhava no Glasgow Royal Infirmary, aplicou as descobertas de Louis Pasteur para a prevenção da infecção na cirurgia e introduziu com sucesso o ácido carbólico (agora conhecido como fenol) para esterilizar instrumentos cirúrgicos e limpar feridas. Seu trabalho levou a uma redução das infecções pós-operatórias e tornou a cirurgia mais segura.

A gravura que ilustra a frase retrata Joseph Lister pulverizando fenol sobre uma ferida enquanto os médicos realizam a operação (1882).

 

“A primeira qualificação para um médico é a esperança.” -James Little 

James Little (1836 - 1885) foi professor de cirurgia na University of Vermont e na New York Post-Graduate Medical School.

 

"Se você quer ser um médico, eu o encorajo. Não há melhor emprego no mundo para tentar ajudar as pessoas e torná-las melhores." - A. Ross Lorimer

Andrew Ross Lorimer formou-se na University of Glasgow, foi pesquisador em medicina nuclear e biofísica na Vanderbilt University, foi docente e consultor de Cardiologia da Universidade de Glasgow e presidiu o Royal College of Physicians e Surgeons of Glasgow (2000-2003).

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você