Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #21

Frases médicas #21
Academia Médica
jul. 8 - 5 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

"O médico que traz amor e caridade aos doentes, se for bom, gentil, instruído e hábil, ninguém poderá ser melhor do que ele." - Girolamo Savonarola

Girolamo Savonarola (1452 —1498) foi um padre dominicano e político reformador. Por influência do avô, estudou medicina, mas seu contato com os males da sociedade durante a universidade o fez entrar para a vida monástica. Foi uma figura ambígua, que mandou queimar quadros renascentistas e terminou sua vida morto na fogueira. Sua trajetória pode ser lida na obra “Fogo na ­Cidade”.

A gravura que ilustra a frase é "A physician stirring medicine in a cup which is refused by a repulsed little girl, her mother stands behind her smiling".Pintado por W. White. Gravado por J. Jervis (1842). Wellcome Collection V0016090

 

"Identificar o que move você, o que faz você melhor, o que lhe dá prazer e alegria. São esses os pontos para escolher bem a carreira. Precisa haver paixão, pois ela é o que nos faz ter sucesso." - Sofia Esteves

Sofia Esteves é fundadora e presidente do Grupo DMRH, uma das maiores consultorias de RH do país. Começou como recepcionista em um consultório médico, aos 17 anos, e trabalhou em uma loja de móveis durante todo o período em que cursou Psicologia. Depois de superar as dificuldade do início da carreira, hoje a DM conta com mais de 200 funcionários e está presente em 40 países, atendendo clientes como a Unilever.

 

"A base da medicina é a simpatia e o desejo de ajudar os outros, e tudo o que é feito com esse fim deve ser chamado de medicina." - Frank Payne

Frank Payne (1840–1910) foi um médico inglês e historiador da medicina. Estudou no St. George's Hospital, em Londres e se formou em Oxford. Publicou artigos sobre patologia, epidemiologia, dermatologia e história da medicina.

A imagem que ilustra a frase é "A Patient in a Medical Aid Post", de Edward Ardizzone (1941). Imperial War Museum. 

 

"Só um homem bom pode ser um grande médico." - Hermann Nothnagel

Carl Wilhelm Hermann Nothnagel (1841 - 1905) foi um médico e professor alemão. Estudou com Ludwig Traube e Rudolf Virchow na Universidade de Berlim, trabalhou como médico militar e professor em Berlim e em Breslávia, foi professor titular na clínica médica em Jena e na clínica universitária de Viena. Em colaboração com outros médicos, publicou "Specielle Pathologie und Therapie", entre outros livros.

 

"Ciência é a disposição para aceitar os fatos, mesmo quando eles se opõe aos desejos." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

 

"É o toque humano depois de tudo o que mais conta em nossa relação com os pacientes." - Robert T. Morris 

Robert Tuttle Morris (1857 - 1945) foi um cirurgião e escritor americano. Graduou-se no College of Physicians and Surgeons of New York, estudou em várias clínicas cirúrgicas européias e foi um dos primeiros a apresentar os ensinamentos de Lister sobre higiene cirúrgica nos Estados Unidos. Foi professor na New York Post-Graduate Medical School e autor de vários livros, incluindo: “How We Treat Wounds To-Day” (1886), “Dawn of the Fourth Era of Surgery” (1910), “A Surgeon's Philosophy” (1918), “Fifty Years a Surgeon” (1935) e “Doctors vs. Folks” (1918), livro do qual a frase faz parte.

A imagem que ilustra a frase é "The Young Doctor", de Albert Roosenboom.

 

"A cirurgia é uma arte, e a melhor maneira de ensinar uma arte é em um sistema de aprendizado. Quanto mais longo for o aprendizado, melhor." - William Humphreys

William Humphreys é um cirurgião vascular contemporâneo, do País de Gales.

A imagem que ilustra a frase é “Portrait of Dr. Samuel D. Gross (The Gross Clinic)”, de Thomas Eakins (1875). Philadelphia Museum of Art

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você