Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #2

Frases médicas #2
Academia Médica
fev. 4 - 3 min de leitura
020

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

A frase é do cardiologista americano Eric J. Topol. Pesquisador de medicina digital, Topol acredita que o mundo digital - a Internet, a nuvem, a supercomputação e as redes sociais - está rompendo os remédios para fora do seu casulo. É uma convergência que já era vista em outros setores da vida, mas não na esfera da saúde e da medicina.

 

Norman Cousins foi político, jornalista e autor americano. Portador de uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral e com chance de sobrevivência de apenas uma em quinhentas, ele resolveu sair do hospital e se hospedar num hotel, com autorização dos médicos. Com quase todo o corpo paralisado e sob os cuidados de uma enfermeira, Cousins reunia os amigos para assistir a programas de comédia. Gradualmente foi se recuperando até poder voltar a viver e a trabalhar normalmente. As risadas e o bom humor lhe garantiram uma sobrevida de 15 anos. 

 

Risa Lavizzo-Mourey é médica e executiva americana que atuou como CEO da Fundação Robert Wood Johnson, sendo a primeira mulher e a primeira afro-americana a liderar a Fundação. Durante seu mandato na RWJF, encabeçou iniciativas como a criação de comunidades mais saudáveis e mais equitativas, reforçando a integração dos sistemas e serviços de saúde. Lavizzo-Mourey foi nomeada uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes .

 

Hilary Mantel é escritora e crítica literária britânica, ganhadora do Prêmio Man Booker pelos livros "Wolf Hall" e "The Mirror and the Light", tornando-se a primeira mulher a receber a premiação duas vezes. Seu trabalho versa desde a memória pessoal até a ficção histórica. 

 

Hosea Ballou foi um clérigo e teólogo americano, considerado um dos pais do universalismo cristão. Ele rejeitou a ideia de recompensas morais individuais por comportamento e defendeu uma visão corporativa da salvação. 

 

Grete Waitz foi nove vezes campeã da Maratona de Nova York, campeã mundial em Helsinque, em 1983, e vice-campeã olímpica em Los Angeles, em 1984. Também foi responsável pelo Fred's Team, uma equipe de atletas que participava de competições para angariar fundos para pesquisas sobre câncer. Em 2005, Waitz anunciou que tinha câncer e que estava sendo submetida para tratamento por alguns meses. Morreu aos 57 anos, em 2011.

 

Audrey Hepburn (1929-1993), atriz belga de "A Princesa e o Plebeu" e "A Bonequinha de Luxo". Na década de 1980, tornou-se Embaixadora Especial para o Fundo UNICEF das Nações Unidas, de Ajuda às Crianças. Participou de missões no México, El Salvador, Equador, Venezuela, Sudão, Somália, Etiópia e Tailândia.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você