Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #3

Frases médicas #3
Academia Médica
fev. 18 - 4 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

Jack Kevorkian foi um médico conhecido mundialmente pela luta para fazer do suicídio assistido um direito de todos. Patologista que inventou a “máquina do suicídio”, ele deu apoio a mais de 130 doentes terminais nos Estados Unidos para pôr fim em suas vidas com a eutanásia, ganhando o apelido de Dr. Morte. Para Kevorkian, é dever do médico avaliar se o desejo do paciente e a justificativa médica coincidem para essa decisão.

 

Engenheiro, médico e empresário, Peter Diamandis é o fundador e presidente da X Prize Foundation e co-fundador da Singularity University, entre outras empresas. Autor do best-seller Abundância, Diamandis acredita que no prazo de uma geração, seremos capazes de oferecer os bens e serviços antes reservados a poucas pessoas com muito dinheiro para todos que os necessitem e desejem. Para ele, graças à tecnologia, a abundância finalmente está ao alcance de todos.

 

Elon Musk é um empreendedor e visionário, fundador da SpaceX e co-fundador da Tesla Motors, entre outras empresas. Para reduzir custos dos voos espaciais, Musk se concentrou em construir foguetes reutilizáveis, como os aviões, ao invés de se desfazer dos componentes depois de cada lançamento. Em 6 de fevereiro, o foguete Falcon Heavy decolou da plataforma de lançamento na Flórida (EUA) em seu primeiro voo de demonstração, levando um carro elétrico Tesla Roadster. Dentro do veículo, cientistas posicionaram um manequim chamado de Starman (Homem Estelar) em homenagem a David Bowie. A demonstração de voo e a ideia de colocar o carro em órbita foram realizadas com sucesso. 

 

Stephen LaBerge é um psicofisiologista pioneiro no estudo científico sobre sonho lúcido. É fundador do The Lucidity Institute, uma organização que promove pesquisas sobre sonho lúcido, bem como ministra cursos para o público em geral sobre como alcançá-lo.

 

Richard Douglas "Dick" Lamm é um político americano, escritor, professor universitário e advogado. Como co-diretor do Instituto de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Denver, Lamm acredita que natureza dos cuidados de saúde mudou drasticamente, saindo de uma questão privada, para uma instituição social e política.

 

 

A frase é de William B. Castle, descrevendo a leucemia em 1950. Castle foi um médico e fisiologista americano que descobriu o fator intrínseco. Sua pesquisa sobre a causa da anemia perniciosa indicou que duas substâncias estavam envolvidas: uma que é produzida pelo corpo (intrínseca) e outra - um fator extrínseco, mais tarde identificado como vitamina B12 - que é fornecido na dieta.

 

June Goodfield é uma cientista britânica, historiadora e autora de obras de ficção e não ficção. A frase de June faz parte do livro ‘The Siege of Cancer’, escrito em 1975, no qual ela expõe uma perspectiva sobre a luta contra o câncer.

 

Susan Sontag foi uma escritora, crítica de arte e ativista dos Estados Unidos. Diagnosticada com câncer nos anos 70, Susan mergulhou no estudo da doença, escrevendo o ensaio “Doença como metáfora”(1978). Na década seguinte também escreveu “Aids e suas metáforas”(1988). 

 

Charles Ernest Rosenberg é historiador americano, professor de História da Ciência e Medicina e professor de Ciências Sociais da Universidade de Harvard. É autor de diversos livros, incluindo “The Cholera Years” , “The Care of Strangers: The Rise of America's Hospital System” e “Explaining Epidemics and other studies in the History of Medicine”. 

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde e de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você