Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #4

Frases médicas #4
Academia Médica
fev. 25 - 3 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

A frase é um trecho da obra “Cautionary Tales for Children”, do escritor e historiador Joseph Hilaire Belloc, marcada por poemas satíricos supostamente escritos para crianças, mas com características para adultos. Belloc também ficou conhecido por defender o Distributismo, teoria econômica que tem como característica se opor ao capitalismo e ao socialismo em defesa da propriedade privada para o maior número possível de proprietários.

 

Robert Burton foi um erudito inglês, escritor e clérigo anglicano. A frase é trecho da obra, escrita no século XVII, "The Anatomy of Melancholy". Ao longo do livro, a melancolia é apresentada como uma doença com muitas definições, efeitos e causas.

 

A frase de hoje é de Voltaire. Filósofo francês do século XVIII, foi um importante pensador do iluminismo francês e suas ideias tiveram forte influência nos processos da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos.

 

When you are a doctor, you know that you will touch a person life every day, or you know that a person will touch your soul every day.

 

A frase é parte do artigo intitulado “Cancer: The Great Darkness”, publicado na revista Fortune dos Estados Unidos, em maio de 1937 - uma época em que ainda pouco se conhecia sobre a doença.

 

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue.

 

Eric Topol é um cardiologista americano e pesquisador de medicina digital. Autor do livro "The Creative Destruction of Medicine", Topol acredita que existem alguns médicos digitais realmente progressistas que estão reconhecendo as oportunidades para melhores cuidados e prevenção, mas a maioria ainda é resistente à mudança.

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde e de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você