Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #6

Frases médicas #6
Academia Médica
mar. 11 - 4 min de leitura
010

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue.

 

A frase é parte do livro “Better: A Surgeon's Notes on Performance”, escrito pelo cirurgião e pesquisador de saúde pública, Atul Gawande. Ele pratica cirurgia geral no Brigham and Women's Hospital, é professor do Departamento de Política e Gestão de Saúde da Harvard TH Chan School of Public Health e professor de Cirurgia da Harvard Medical School. Gawande também é diretor executivo do Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde, e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que visa tornar a cirurgia mais segura a nível mundial.

 

Jerome Groopman é professor de Medicina da Harvard Medical School, chefe de Medicina Experimental no Beth Israel Deaconess Medical Center e pesquisador focado nos mecanismos básicos de câncer e AIDS. Ele é escritor da The New Yorker e autor dos livros The Measure of Our Days (1997), Second Opinions (2000), Anatomy of Hope (2004), How The Doctors Think (2007) e o recentemente publicado, Your Medical Mind.

 

Marie Skłodowska Curie foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. Além de desvendar os mistérios da radioatividade, Marie Curie desenvolveu aplicações médicas para suas descobertas, como a criação de unidades móveis de radiografia durante a Primeira Guerra Mundial, e buscou recursos para fundar dois institutos de estudo do rádio, um em Paris e outro em Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica.
 

A frase foi dita por Rob J. Cole, protagonista do livro "The Physician", escrito por Noah Gordon. Romancista americano, Gordon é autor da trilogia "The Physician", "Shaman" e "Matters of Choice", e alguns dos principais tópicos abordados em seus livros incluem história e ética médica. 

 

A frase é um trecho do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer”, de Siddhartha Mukherjee. Ganhador do Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral, Mukherjee é médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, e concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue. 

 

Alexander Fleming foi um médico inglês, autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia e imunologia. Notabilizou-se pela descoberta da penicilina, a partir do fungo Penicillium notatum (1928), recebendo o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain. Também identificou e isolou a lisozima (1923), uma enzima que impede o crescimento de bactérias,presentes em certos tecidos e secreções animais.

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde e de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

Quer compartilhar seus conhecimentos sobre a medicina também?
Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e comece a expandir horizontes!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você