Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #7

Frases médicas #7
Academia Médica
mar. 18 - 4 min de leitura
020

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

 

Edward Jenner foi um médico inglês que administrou a primeira vacina para prevenção da varíola, na época uma das doenças mais temidas. Em 1796, ao observar que mulheres que ordenhavam vacas ficavam imunes à varíola humana, ele retirou pus da ferida causada pela cowpox e a injetou no organismo de um menino de 8 anos, que contraiu a doença de forma branda. Em seguida, Jenner inoculou no mesmo menino um líquido extraído de uma pústula de varíola humana e ele não contraiu a doença. Estava imune à varíola. 

A imagem que ilustra a frase é uma gravura colorida de C. Manigaud e E. Hamman que retrata Edward Jenner, vacinando seu filho, detido pela Senhora Jenn. (Wellcome Library no. 546000i)

 

Rudolf Virchow foi um médico e político, considerado o pai da patologia moderna e da medicina social. A maior conquista de Virchow foi a observação de que um organismo inteiro não fica doente - apenas certas células ou grupos de células. Também realizou extensas pesquisas nos campos da arqueologia e da antropologia.

 

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue.

 

Oliver Sacks foi um neurologista e escritor anglo-americano. Foi professor de neurologia na NYU School of Medicine e autor de vários best-sellers, entre eles Awakenings, livro adaptado para o cinema e estrelado por Robin Williams e Robert De Niro. 

 

Jerome Groopman é professor de Medicina da Harvard Medical School, chefe de Medicina Experimental no Beth Israel Deaconess Medical Center e um dos principais pesquisadores mundiais em câncer e AIDS. Ele é escritor da The New Yorker e autor dos livros The Measure of Our Days (1997), Second Opinions (2000), Anatomy of Hope (2004), How The Doctors Think (2007) e o recentemente publicado, Your Medical Mind. 

 

A frase é um trecho do livro "Think Big: Unleashing Your Potential for Excellence", escrito por Ben Carson. Carson é um neurocirurgião pediátrico que alcançou renome mundial em 1987 pela bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça – uma operação complexa que exigiu cinco meses de preparativos e 22 horas de cirurgia. Foi diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins e atualmente é Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos. 

 

A frase é um trecho do livro “The Physician”, de Noah Gordon. Romancista americano, Gordon é autor da trilogia "The Physician", "Shaman" e "Matters of Choice". Alguns dos principais tópicos abordados em seus livros incluem história e ética médica. 

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde e de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

Quer compartilhar seus conhecimentos sobre a medicina também?
Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e comece a expandir horizontes!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você