Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #8

Frases médicas #8
Academia Médica
mar. 25 - 3 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você acompanha aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

A frase é um trecho do livro "A Leg to Stand On", de Oliver Sacks
Sacks foi neurologista, escritor e professor de neurologia na NYU School of Medicine. Ficou conhecido por suas coleções de histórias de casos neurológicos, incluindo "The Man Who Mistook His Wife for a Hat" e "Awakenings". Foi chamado pelo New York Times como "o poeta laureado da medicina".

 

Rudolf Virchow foi um médico e político, considerado o pai da patologia moderna e da medicina social. Uma de suas maiores conquistas foi sua observação de que um organismo inteiro não fica doente - apenas certas células ou grupos de células. Também realizou pesquisas nos campos da arqueologia e antropologia.
 

A frase é um trecho do livro “The Physician”, de Noah Gordon. Romancista americano, Gordon é autor da trilogia "The Physician", "Shaman" e "Matters of Choice". Alguns dos principais tópicos abordados em seus livros incluem história e ética médica. 

 

Sidney Farber foi um patologista pediátrico americano, considerado o pai da quimioterapia moderna. A frase é uma citação de Farber em “The war on Cancer: an Anatomy of Failure, a Blueprint for the Future”(2005). Para ele, a história da medicina está repleta de exemplos de curas obtidas anos, décadas e mesmo séculos antes do mecanismo de ação ser compreendido.

 

Oliver Sacks foi um neurologista, escritor e professor de neurologia na NYU School of Medicine. Chamado pelo New York Times de "o poeta laureado da medicina", Sacks ficou conhecido por suas coleções de histórias de casos neurológicos.

 

Marcel Proust foi um escritor francês, filho do médico, higienista e professor de medicina Adrien Proust. Sua obra mais conhecida foi “À la recherche du temps perdu” (Em Busca do Tempo Perdido), publicada em 1913. 
 

A frase é um trecho do livro “Better: A Surgeon's Notes on Performance”, escrito pelo cirurgião e pesquisador de saúde pública, Atul Gawande. Ele pratica cirurgia geral no Brigham and Women's Hospital, é professor do Departamento de Política e Gestão de Saúde da Harvard TH Chan School of Public Health e professor de Cirurgia da Harvard Medical School. Gawande também é diretor executivo do Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde, e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que visa tornar a cirurgia mais segura a nível mundial.

 

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases para reflexão, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

Quer compartilhar seus conhecimentos sobre a medicina também?
Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e comece a expandir horizontes!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você