Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

GOLD 2021 - Guideline para o tratamento e manejo da DPOC

GOLD 2021 - Guideline para o tratamento e manejo da DPOC
Academia Médica
fev. 10 - 4 min de leitura
000

O objetivo do Relatório GOLD é fornecer uma revisão imparcial das evidências atuais para a avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com DPOC que podem ajudar o clínico. Um dos pontos fortes dos relatórios GOLD são os objetivos do tratamento. Estes resistiram ao teste do tempo, mas estão organizados em dois grupos: objetivos que são direcionados para o alívio e redução do impacto dos sintomas e objetivos que reduzem o risco de eventos adversos à saúde que podem afetar o paciente em algum momento no futuro (exacerbações são um exemplo de tais eventos). Isso enfatiza a necessidade de os médicos se concentrarem no impacto de curto e longo prazo da DPOC em seus pacientes.

Uma segunda força da estratégia original era o sistema simples e intuitivo de classificação da gravidade da DPOC. Ele se baseava no VEF1 e era denominado sistema de estadiamento porque se acreditava, na época, que a maioria dos pacientes seguia um caminho de progressão da doença em que a gravidade da DPOC acompanhava a gravidade da limitação do fluxo aéreo. Muito se sabe agora sobre as características dos pacientes nos diferentes estágios do GOLD - por exemplo, o risco de exacerbações, hospitalização e morte. No entanto, em nível de paciente individual, o VEF1 é um marcador não confiável da gravidade da falta de ar, limitação de exercícios e comprometimento do estado de saúde.

No momento do relatório original, a melhora nos sintomas e no estado de saúde era um objetivo do tratamento GOLD, mas a avaliação dos sintomas não tinha uma relação direta com a escolha do tratamento, e a medição do estado de saúde era um processo complexo, em grande parte confinado a estudos clínicos. Agora, existem questionários simples e confiáveis projetados para uso na prática clínica diária de rotina. Estão disponíveis em vários idiomas. Esses desenvolvimentos permitiram o desenvolvimento de um sistema de avaliação que reúne uma medida do impacto dos sintomas do paciente e uma avaliação do risco do paciente de ter um evento adverso de saúde grave para a construção de uma nova abordagem de gestão - uma que corresponda à avaliação aos objetivos do tratamento. Esta abordagem de gerenciamento pode ser usada em qualquer ambiente clínico em qualquer lugar do mundo e move o tratamento da DPOC em direção à medicina individualizada - combinando a terapia do paciente mais de perto com suas necessidades.

O relatório GOLD é revisado anualmente e tem sido usado em todo o mundo por profissionais de saúde como um “documento estratégico” e ferramenta para implementar programas de gestão eficazes com base nos sistemas de saúde locais. A principal mudança na revisão de 2021 é o acréscimo do Capítulo 7, no qual resumimos os pontos-chave relevantes sobre a COVID-19 no contexto da DPOC, incluindo recomendações para acompanhamento remoto durante as restrições à pandemia. Em reconhecimento ao enorme papel da DPOC nos países em desenvolvimento, adicionamos referências ao conjunto mínimo de intervenções da OMS para o diagnóstico da DPOC e o tratamento das exacerbações.

A GOLD tem a sorte de ter uma rede de profissionais de saúde de destaque internacional de várias disciplinas. Muitos desses especialistas iniciaram investigações sobre as causas e prevalência da DPOC em seus países e desenvolveram abordagens inovadoras para a disseminação e implementação da estratégia de gestão GOLD. A iniciativa GOLD continuará a trabalhar com líderes nacionais e outros profissionais de saúde interessados para levar a DPOC à atenção de governos, funcionários de saúde pública, profissionais de saúde e o público em geral para aumentar a conscientização sobre o fardo da DPOC e desenvolver programas para detecção precoce, prevenção e abordagens de gestão.

Você pode baixar o relatório GOLD de forma gratuita por meio deste link.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. (2021). Global Strategy for Prevention, Diagnosis and Management of COPD.

Texto elaborado por Diego Arthur Castro Cabral.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você