Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Google homenageia Dr. Michiaki Takahashi, pesquisador pioneiro da vacina contra catapora

Google homenageia Dr. Michiaki Takahashi, pesquisador pioneiro da vacina contra catapora
Academia Médica
fev. 17 - 4 min de leitura
020

Cotidianamente, para comemorar feriados, aniversário de artistas, cientistas e pesquisadores, o Google traz novas versões de sua logo em sua página inicial. Os famosos Doodles são versões divertidas e especiais do logotipo do Google. E o Doodle de hoje, 17 de fevereiro, é uma ilustração feita pelo artista Tatsuro Kiuchi, comemorando o aniversário de 94 anos do virologista Dr. Michiaki Takahashi, médico pesquisador que foi pioneiro no desenvolvimento da vacina contra a catapora.   

 

Quem foi o Dr. Michiaki Takahashi?

Nascido no dia 17 de fevereiro de 1928, em Osaka no Japão, Michiaki Takahashi, em 1959, formou-se em medicina pela Universidade de Osaka, e no mesmo ano ingressou no Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da mesma universidade, liderando estudos sobre os vírus do sarampo e da poliomielite. Em 1963,  o Dr. Takahashi aceitou uma bolsa de pesquisa no Baylor College, nos Estados Unidos.  

Foi nessa época que seu filho desenvolveu um sério caso de catapora, com sintomas que progrediram rápida e severamente, o que levou o Dr. Takahashi concentrar seus aprendizados para combater a doença altamente transmissível.

 

O desenvolvimento da vacina

Retornando ao Japão em 1965, Dr. Takahashi começa a cultivar vírus da varicela vivos, porém enfraquecidos, em tecidos humanos e animais, e depois de cinco anos de desenvolvimento, iniciou os testes clínicos.

E finalmente, no ano de 1974, o pesquisador desenvolveu a primeira vacina contra o vírus da varicela que causa a catapora. Utilizando o herpesvírus humano que causa a varicela, Varicella-zoster, a vacina induziu o sistema imunológico a produzir anticorpos, não causando a doença, se mostrando eficaz após diversas pesquisas com pacientes imunossuprimidos.

A vacina foi lançada oficialmente em 1986, no Japão, pela Fundação de Pesquisa para Doenças Microbianas da Universidade de Osaka,  como a única vacina contra a varicela aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

No entanto, preocupações como a durabilidade da imunidade criada pela vacina, efeitos colaterais, entre outros, a Food and Drug Administration aprovou a vacina nos Estados Unidos somente em 1995. 

 

Prêmios, Legado e Homenagens

Em 1994, o Dr. Takahashi designado como diretor do Grupo de Estudos de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka, cargo que ocupou até sua aposentadoria, e em 1997, foi condecorado com o Prêmio da Fundação de Pesquisa VZV. por Realização Científica. 

Em 2005, a Associação de Pesquisa de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka lançou o Prêmio Takahashi da Japan Vaccine Society, em comemoração a aplicação prática da vacina contra varicela desenvolvida pelo Dr. Michiaki Takahashi em quase todo o mundo. Com objetivo de incentivar os membros jovens à pesquisa, o Prêmio  é concedido àqueles que realizaram contribuições acadêmicas de destaque de acordo com o propósito fundador da Sociedade.

O Dr. Michiaki Takahashi faleceu no dia 16 de dezembro de 2013, aos  85 anos, por insuficiência cardíaca, deixando um grande legado para o mundo da saúde e da ciência. Graças às suas inovações, milhões de casos de varicela são evitados a cada ano.

 

Referências


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você