Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hepatite e gravidez

Hepatite e gravidez
Academia Médica
jun. 1 - 2 min de leitura
000

O vírus da hepatite C (HCV) pode ser transmitido verticalmente da mãe para o feto, e a falta de conhecimento das mulheres infectadas pelo HCV sobre a possibilidade de transmissão vertical vírus destaca a necessidade crítica de melhorar a comunicação sobre os riscos relacionados à gravidez entre os profissionais de saúde e as mulheres infectadas pelo HCV em idade fértil.

Hélio Ranes de Menezes Filho e equipe avaliaram o conhecimento sobre a transmissão vertical do HCV em doadoras de sangue do sexo feminino que engravidaram após a detecção do HCV no sangue doado, e chegaram à conclusão acima acerca da comunicação sobre os riscos.

Os resultados estão no estudo Conhecimento da transmissão vertical do vírus da hepatite C e resultado da gravidez subsequente em doadoras de sangue positivas para o vírus, publicado no periódico Revista Brasileira de Doenças Infecciosas.

Este foi um estudo descritivo retrospectivo de mulheres atendidas em um único banco de sangue em São Paulo, Brasil, que foram diagnosticadas com infecção por HCV em seu sangue doado. As doadoras infectadas pelo HCV que engravidaram posteriormente foram convidadas a participar por meio de cartas ou telefonemas. Os indivíduos que concordaram em participar foram entrevistados por questionário para avaliar seu conhecimento sobre a transmissão vertical do HCV.

Entre 282 doadoras de sangue HCV-positivas, 69 relataram ter engravidado após o diagnóstico de HCV em sangue doado. Enquanto 24 dessas mulheres foram tratadas com sucesso para sua infecção antes de engravidar, 45 (65,2%) estavam em risco de transmissão vertical do HCV porque nunca haviam sido tratadas para HCV, estavam grávidas antes do tratamento ou engravidaram após o tratamento malsucedido.

Das 59 mulheres que responderam à pergunta se foram informadas sobre o risco de transmissão vertical do HCV, 58 (98,3%) relataram nunca ter recebido essa informação, seja após a obtenção do resultado da doação de sangue ou durante a gravidez.

Fonte

RANES DE MENEZES FILHO, Hélio et al . Conhecimento da transmissão vertical do vírus da hepatite C e resultado da gravidez subsequente em doadoras de sangue positivas para o vírus. Braz J Infect Dis , Salvador , v. 26, n. 1, 102334, 2022. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-86702022000100209&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 01 de abril de 2022.  https://doi.org/10.1016/j.bjid.2022.102334 .


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você