[ editar artigo]

História da Medicina- Buscando a Identidade médica por meio da História.

História da Medicina- Buscando a Identidade médica por meio da História.

A historia é um forte mecanismo na busca de conhecimento e na formação da identidade de um indivíduo. Buscando compreender seu lugar no contexto sociocultural de seu país e exercer da melhor forma seu papel de cidadão.

Do mesmo modo, devemos, analisar a importância da história dentro da profissão que vamos seguir, e no caso da medicina, temos centenas de exemplos de médicos e médicas que vivenciaram diferentes realidades, e diferentes percalços ao longo de sua trajetória e conhecer um pouco sobre eles, é buscar a nossa formação como futuros profissionais.

A historia da medicina caminha junto ao homem desde o início da nossa jornada na Terra. E como proposta vou trazer à comunidade Academia Médica, sempre a historia de um médico por semana, para ajudar na construção e propagação da historia desses homens e mulheres que ajudaram a construir a medicina como ela é hoje.

O primeiro que levo ate vocês para iniciarmos é o do medico Dr Tadeus Boy-Zelenski, polonês nascido em Varsóvia em 1874. O Dr Zelenski, estudou medicina na Faculdade de Medicina da Univerisdade de Jágiellonian, fora de Varsovia, já que no inicio do século XX, a Russia ocupava a região e proibia o ensino superior na região.

Em 1900, com 26 anos de idade ele terminou o curso médico, e iniciou sua vida como pediatra e alguns anos após, na área da Ginecologia.  Foi um grande incentivador da cultura e literatura na Polônia. E também chegou a atuar como escritor, principalmente escrevendo poemas e canções de crítica ao conservadorismo e a duplicidade moral. Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu o exército austro-húngaro, atuando como médico, e se mudou em 1922 definitivamente para Polônia, onde se dedicou mais ao campo da literatura.

 O Dr Zelenski, deixou um grande contributo à medicina enquanto atuou como ginecologista. Defendeu o direito das mulheres e a igualdade de gênero. Buscou também desenhar modelos de forma a buscar melhorias na qualidade de vida das mulheres e a melhoria no sistema de saúde para os grupos mais simples da população.

Quando se iniciou a segunda guerra mundial, o Dr Zelenski foi viver em uma zona ocupada por soviéticos, na cidade de Lwow, se tornando professor universitário de literatura. E no dia 4 de julho de 1941, quando a cidade foi tomada por tropas nazistas, foi executado sumariamente por ser considerado um espião soviético, no que ficou definido como Massacre dos Professores de Lwów. Falecendo aos 67 anos.

A historia do Dr Zelenski, se torna um lembrete a todos nós, de como a intolerância muitas vezes ceifa vozes ativas e cultas da sociedade. Também se torna um lembrete para todos os médicos na busca por diversidade de conhecimento, usando-o como forma de construir um raciocínio mais amplo para todos nós.

Na próxima semana discutiremos outro personagem ímpar na história da medicina. Até lá!

 


Quer escrever?Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Academia Médica
Luiz Andre Maciel Marques
Luiz Andre Maciel Marques Seguir

Graduando de Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena, atualmente no 7ºperiodo. Monitor de Psicologia Medica e Etica e Monitor do Programa de Atenção Primaria. Entusiasta da literatura e historia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você