Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Imunizações durante a pandemia

Imunizações durante a pandemia
Academia Médica
jul. 15 - 2 min de leitura
000

Sabemos que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou drasticamente o cotidiano ao longo do globo. Isso afetou também os cuidados médicos preventivos, dentre eles as imunizações.

Devido à COVID-19, mais de 117 milhões de crianças em 37 países podem deixar de receber a vacina que protege contra o sarampo, alertam o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Campanhas de vacinação contra o sarampo já foram adiadas em 24 países, o que representa um risco ainda maior de continuidade dos surtos. [1]

Sendo a vacinação uma das prioridades em saúde pública ela deve ser mantida, sempre que possível, com a adoção de estratégias adaptadas às realidades locais. [2]

Diante deste novo cenário a Sociedade Brasileira de Imunizações, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o UNICEF lançaram a cartilha digital "Pandemia da Covid-19: o que muda na rotina das imunizações" que contém orientações sobre como manter as atividades de vacinação durante o período e estratégias de comunicação.

“O documento destaca a importância da vacinação de rotina durante a pandemia da Covid-19 e traz orientações sobre como manter e fortalecer essa importante ação de saúde pública. Os materiais – que incluem três cartazes – fazem parte da campanha "Vacinação em dia, mesmo na pandemia", que tem como objetivo conscientizar especialistas e o público em geral sobre a importância de não deixar de se vacinar no período.” Destaca o site do UNICEF.

 

          Você pode baixar a cartilha acessando este link.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Texto elaborado por Diego Arthur Castro Cabral

 

Referências

  1. .Pandemia da Covid-19: o que muda na rotina das imunizações n.d. https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pandemia-da-covid-19-o-que-muda-na-rotina-das-imunizacoes (accessed July 14, 2020).

  2. Pandemia da Covid-19: o Que Muda na Rotina das Imunizações. Biblioteca Virtual de Enfermagem - Cofen 2020. http://biblioteca.cofen.gov.br/pandemia-da-covid-19-o-que-muda-na-rotina-das-imunizacoes/ (accessed July 14, 2020).

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você