Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ingestão de bebidas açucaradas aumenta risco de câncer colorretal de início precoce entre mulheres

Ingestão de bebidas açucaradas aumenta risco de câncer colorretal de início precoce entre mulheres
Academia Médica
mai. 17 - 2 min de leitura
000

Por Bárbara Figueiredo- Colaboradora da Academia Médica 

Beber duas ou mais bebidas adoçadas com açúcar por dia na idade adulta está relacionado a uma duplicação do risco de câncer de intestino antes dos 50 anos. E cada porção diária está associada a um risco 16% maior, e dos 13 aos 18 anos, um período importante para o crescimento e desenvolvimento, cada porção diária foi associada a um risco 32% maior de desenvolver câncer colorretal antes dos 50 anos [1, 2]. 

Como é um estudo observacional, não é possível estabelecer causa, apenas correlação, e haja vista quea maioria dos participantes eram mulheres brancas, os resultados podem não ser aplicáveis ​​a homens ou outros grupos raciais e étnicos, reconhecem os pesquisadores. [1, 2]. 

No entanto, eles apontam que há algumas explicações biologicamente plausíveis para suas descobertas: bebidas adoçadas com açúcar suprimem a sensação de saciedade, arriscando-se a ingestão excessiva de energia e ganho de peso associado [2].

Essas bebidas também provocam um rápido aumento da glicose no sangue e da secreção de insulina, que, a longo prazo, podem induzir resistência à insulina, inflamação, obesidade e diabetes tipo 2, acrescentam [1, 2]. 

Evidências emergentes também sugerem que a frutose pode prejudicar a função de barreira intestinal e aumentar a permeabilidade intestinal, o que pode promover o desenvolvimento de câncer, sugerem os pesquisadores  [1, 2]. 

“O consumo de bebidas adoçadas com açúcar pode contribuir para o aumento da incidência de câncer de intestino de início precoce”, eles sugerem.

Reduzir a ingestão ou substituir por outras bebidas mais saudáveis ​​entre adolescentes e adultos jovens, pode servir como uma estratégia acionável potencial para aliviar o fardo crescente do câncer de intestino antes dos 50 anos de idade. [2].

 

Referências:

[1] https://www.news-medical.net/news/20210506/Daily-intake-of-two-or-more-sugar-sweetened-drinks-associated-with-higher-bowel-cancer-risk.aspx

[2] https://gut.bmj.com/content/early/2021/03/30/gutjnl-2020-323450

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você