A educação na área da saúde está em constante evolução para atender às necessidades dinâmicas da sociedade e do sistema de saúde. Uma das tendências emergentes é o uso de tecnologias virtuais como realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e realidade mista (RM) para enriquecer o ensino e a aprendizagem de habilidades e competências diversas. Estas tecnologias promovem ambientes imersivos, interativos e realistas, que podem facilitar o aprendizado por meio de feedback, reflexão e prática, minimizando os riscos e custos associados a cenários da vida real.
Estas tecnologias já estão sendo utilizadas para treinar profissionais de saúde, especialmente em procedimentos cirúrgicos, onde melhoram a navegação e visualização. Os simuladores, fundamentais nesse processo, permitem práticas repetidas em uma ampla gama de disciplinas médicas, enfrentando desafios encontrados em programas de treinamento tradicionais.
O sucesso na integração dessas tecnologias na educação dos profissionais de saúde depende da aplicação adequada de princípios de design instrucional e teorias, além da avaliação dos resultados de aprendizagem e impactos. A pesquisa original, uma análise exploratória, realizada por pesquisadores holandeses e publicada em setembro de 2024, enfoca especificamente os aspectos de design instrucional e os resultados de aprendizagem comportamental e cognitiva reportados na literatura.
Principais Descobertas:
- Tendência de Crescimento: Há um aumento no número de estudos focados na aplicação de RA/RV/RM na educação médica, indicando um interesse crescente em alavancar essas tecnologias para melhorar o aprendizado dos estudantes em várias disciplinas de saúde.
- Foco Metodológico: A maioria dos estudos adotou metodologias quantitativas, mas há espaço para métodos qualitativos que possam fornecer uma análise mais detalhada do uso dessas ferramentas em situações de aprendizado complexas.
- Resultados de Aprendizagem: Os estudos frequentemente focam em resultados cognitivos e psicomotores, enquanto o uso de RA/RV/RM para ensinar resultados afetivos, como empatia, é menos explorado.
📈A ampla maioria dos estudos analisados nesta revisão (n = 149; 81%) concentraram-se em tecnologias de Realidade Virtual (RV), seguidos por Realidade Aumentada (RA) com 25 estudos (14%) e Realidade Mista (RM) em 10 estudos (5%). Em relação aos tipos de resultados de aprendizagem e comportamentais, os artigos foram categorizados por domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.
- Domínio cognitivo: engloba os processos mentais necessários para o pensamento de ordem superior, foi o foco em 75 estudos (41%).
- Domínio psicomotor: relacionado ao desenvolvimento de habilidades físicas necessárias para executar tarefas profissionais, foi abordado em 53 estudos (29%).
- Dominio afetivo: Apenas 5 estudos (3%) que visaram melhorar a confiança dos aprendizes em procedimentos cirúrgicos, como neurocirurgia, laparoscopia, ortopedia, endoscopia, cirurgia sinusal, cirurgia óssea, cirurgia eletiva e cirurgia robótica.
- Habilidades Mistas: Notavelmente, 51 estudos (27%) usaram os treinamento de habilidades mistas, integrando múltiplos aspectos dos domínios de aprendizagem.
Esta pesquisa reforça a necessidade de mais estudos para entender melhor o valor agregado dessas ferramentas sofisticadas e caras na educação. Também destaca a importância de guiar o design dos cursos que integram RA/RV/RM com modelos teóricos robustos de design instrucional, para otimizar o aprendizado complexo e maximizar os benefícios educacionais.
A integração efetiva de destas tecnologias pode transformar a educação em saúde, oferecendo ambientes seguros e controlados para prática e repetição, reduzindo custos e aumentando a motivação e capacidades observacionais dos estudantes. As instituições de ensino devem considerar essas tecnologias para complementar e enriquecer os métodos tradicionais, preparando os profissionais de saúde de forma mais eficaz para as demandas do futuro.
Referência:
Asoodar, M., Janesarvatan, F., Yu, H. et al. Theoretical foundations and implications of augmented reality, virtual reality, and mixed reality for immersive learning in health professions education. Adv Simul 9, 36 (2024). https://doi.org/10.1186/s41077-024-00311-5