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Inovações em Tecnologias Virtuais para a Educação em Saúde

Inovações em Tecnologias Virtuais para a Educação em Saúde
Comunidade Academia Médica
set. 17 - 4 min de leitura
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A educação na área da saúde está em constante evolução para atender às necessidades dinâmicas da sociedade e do sistema de saúde. Uma das tendências emergentes é o uso de tecnologias virtuais como realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e realidade mista (RM) para enriquecer o ensino e a aprendizagem de habilidades e competências diversas. Estas tecnologias promovem ambientes imersivos, interativos e realistas, que podem facilitar o aprendizado por meio de feedback, reflexão e prática, minimizando os riscos e custos associados a cenários da vida real.

Estas tecnologias já estão sendo utilizadas para treinar profissionais de saúde, especialmente em procedimentos cirúrgicos, onde melhoram a navegação e visualização. Os simuladores, fundamentais nesse processo, permitem práticas repetidas em uma ampla gama de disciplinas médicas, enfrentando desafios encontrados em programas de treinamento tradicionais.

O sucesso na integração dessas tecnologias na educação dos profissionais de saúde depende da aplicação adequada de princípios de design instrucional e teorias, além da avaliação dos resultados de aprendizagem e impactos. A pesquisa original, uma análise exploratória, realizada por pesquisadores holandeses e publicada em setembro de 2024, enfoca especificamente os aspectos de design instrucional e os resultados de aprendizagem comportamental e cognitiva reportados na literatura.

Principais Descobertas:

  1. Tendência de Crescimento: Há um aumento no número de estudos focados na aplicação de RA/RV/RM na educação médica, indicando um interesse crescente em alavancar essas tecnologias para melhorar o aprendizado dos estudantes em várias disciplinas de saúde.
  2. Foco Metodológico: A maioria dos estudos adotou metodologias quantitativas, mas há espaço para métodos qualitativos que possam fornecer uma análise mais detalhada do uso dessas ferramentas em situações de aprendizado complexas.
  3. Resultados de Aprendizagem: Os estudos frequentemente focam em resultados cognitivos e psicomotores, enquanto o uso de RA/RV/RM para ensinar resultados afetivos, como empatia, é menos explorado.


📈A ampla maioria dos estudos analisados nesta revisão (n = 149; 81%) concentraram-se em tecnologias de Realidade Virtual (RV), seguidos por Realidade Aumentada (RA) com 25 estudos (14%) e Realidade Mista (RM) em 10 estudos (5%). Em relação aos tipos de resultados de aprendizagem e comportamentais, os artigos foram categorizados por domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

  • Domínio cognitivo: engloba os processos mentais necessários para o pensamento de ordem superior, foi o foco em 75 estudos (41%).
  • Domínio psicomotor: relacionado ao desenvolvimento de habilidades físicas necessárias para executar tarefas profissionais, foi abordado em 53 estudos (29%).
  • Dominio afetivo: Apenas 5 estudos (3%) que visaram melhorar a confiança dos aprendizes em procedimentos cirúrgicos, como neurocirurgia, laparoscopia, ortopedia, endoscopia, cirurgia sinusal, cirurgia óssea, cirurgia eletiva e cirurgia robótica.
  • Habilidades Mistas: Notavelmente, 51 estudos (27%) usaram os treinamento de habilidades mistas, integrando múltiplos aspectos dos domínios de aprendizagem.
Esta pesquisa reforça a necessidade de mais estudos para entender melhor o valor agregado dessas ferramentas sofisticadas e caras na educação. Também destaca a importância de guiar o design dos cursos que integram RA/RV/RM com modelos teóricos robustos de design instrucional, para otimizar o aprendizado complexo e maximizar os benefícios educacionais.

A integração efetiva de destas tecnologias pode transformar a educação em saúde, oferecendo ambientes seguros e controlados para prática e repetição, reduzindo custos e aumentando a motivação e capacidades observacionais dos estudantes. As instituições de ensino devem considerar essas tecnologias para complementar e enriquecer os métodos tradicionais, preparando os profissionais de saúde de forma mais eficaz para as demandas do futuro.


Referência: 

Asoodar, M., Janesarvatan, F., Yu, H. et al. Theoretical foundations and implications of augmented reality, virtual reality, and mixed reality for immersive learning in health professions education. Adv Simul 9, 36 (2024). https://doi.org/10.1186/s41077-024-00311-5


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