Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medicina baseada em evidência ou consenso?

Medicina baseada em evidência ou consenso?
Luis Guilherme Taveira dos Santos
ago. 21 - 2 min de leitura
000

Neil deGrasse Tyson, astrofísico e famoso apresentador da nova versão da série ‘’Cosmos: uma odisseia no espaço’’, sempre enfatiza em seus discursos a importância da evidência para a ciência. Para ele, algo que não se sustenta em evidência apresenta pouca credibilidade científica e, por tanto, carece de maior investigação.

Na prática médica, também é sempre posto em destaque a importância da evidência. Tanto que todos nós, profissionais da saúde e/ou estudantes, já ouvimos falar em Medicina baseada em evidência. Porém, para que o exercício da profissão se faça da maneira adequada, só evidencia não basta – é preciso uma boa dose de consenso da comunidade médica.

Pensando nisso, trago hoje para vocês o artigo ‘’Evidence vs Consensus in Clinical Practice’’, publicado em julho de 2019 na American medical Association, artigo esse que disserta sobre a importância de haver não só evidência na prática clínica, mas também consenso dos envolvidos.

Mas... como funciona isso?

Bom, vamos lá: toda evidência carece de interpretação. Certo? E essa interpretação, para que tenha uma boa credibilidade e passe por filtros rigorosos de verificação, deve sim passar por outros ‘’interpretadores’’ e, no final, deve haver consenso para que se vá em frente. Portanto, pensando dessa maneira, vemos que intrinsecamente ‘’evidência e consenso’’ não são duas coisas dissociadas, mas sim um conjunto de ações que lapidam a prática clínica e as suas diretrizes.

No estudo citado, os autores inclusive listam algumas perguntas que servem como filtro para a evidência em questão. E, para aqueles que, assim como eu, acompanharam a série ‘’Cosmos’’, é corriqueiro que nos episódios Neil deGrace liste também uma série de perguntas que as evidências devem responder. Isso é consenso até mesmo para Tyson – embora ele não use esse termo para isso.

Doutor(a), leia o artigo citado acima e entenda o vínculo entre evidência e consenso. Sim, nossa medicina é baseada em evidência – e também consenso.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você