[ editar artigo]

Medicina na Campus Party 2014

Medicina na Campus Party 2014

Medicina na Campus Party 2014

A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo! Criada há 16 anos na Espanha, ela atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos (inclusive médicos) que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital.

Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no Brasil ocorreram a partir de 2008 na cidade de São Paulo, e em Recife a partir de 2012.

O SEBRAE é um dos grandes parceiros na organização da Campus Party, pois visa o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.  Na edição 2014 o Espaço Sebrae Digital também contará com um ciclo de palestras que uma programação  voltada a discutir e apresentar aspectos de gestão, inovação e acesso a mercados relacionados a novos modelos de negócios de base tecnológica, além de promover a estruturação de negócios offline e suas perspectivas de futuro.

Sob esse prisma, médicos e acadêmicos de medicina podem aproveitar todos os ensinamentos que o SEBRAE tem a passar, pois estes assuntos, quase invariavelmente, não são discutidos na faculdade.

Por esses motivos, nós do Academia Médica, estaremos lá na Campus para acompanhar esse ciclo de palestras.

A programação voltada ao segmento de Saúde e Bem-estar (Sala 4). Confira o que será discutido sobre o assunto:

ESPAÇO SEBRAE DIGITAL NA CAMPUS PARTY BRASIL 2014

PROGRAMAÇÃO VOLTADA AO SEGMENTO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

SALA 4 - INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS OFFLINE

DATA: 30/1/2014, QUINTA-FEIRA - LOCAL: ANHEMBI PARQUE, São Paulo/SP (Avenida Olavo Fontoura, 1.209)

ENTRADA GRATUITA

 

10h00 às 10h25

O PACIENTE NO CENTRO DE TUDO

Marcela Quiroga - Diretora da Clínica Online

Uma convergência de linguagens e padronizações que permitam a interação dentro de um ecossistema, contribuindo para que os profissionais da área de saúde possam estar melhor aparelhados de informação na hora de um atendimento médico e o paciente ganhe em qualidade e entendimento de sua saúde.       

 

10h25 às 10h50

REDES SOCIAIS: NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE

Dr. Bruno A. Rossini - Diretora da Clínica Online

Como os médicos e as instituições podem se comunicar com os pacientes usando essas ferramentas de forma eficiente e ética.

 

11h às 11h25

ATESTADOS MÉDICOS E A GESTÃO DO ABSENTEÍSMO

Eric Milfont, fundador da WeDoMob.com e Co-fundador daAtestados.med.br

Como solucionar um problema enfrentado pelas empresas e organizações públicas em todo o território nacional? Como a gestão de Atestados Médicos pode melhorar a saúde? Qual a importância da gestão eficaz de documentos médicos? Essas e muitas outras questões serão alvos da discussão durante nossa palestra.

 

11h25 às 11h50

O USO DA TELEMEDICINA COMO FERRAMENTA PARA NOVOS NEGÓCIOS: OPORTUNIDADE E DESAFIOS

Dr. Felipe Morais - médico Fundador e Diretor da PRO-LAUDO

A telemedicina consiste na utilização de meios de telecomunicações para permitir com que o atendimento médico, monitorização dos pacientes e análises de seus exames sejam realizados à distância. Os recentes avanços na computação em nuvem, transmissão de dados e a disponibilidade de smartphones e tablets estão criando um ambiente com inúmeras oportunidades de negócio. Por outro lado, limitações legais, culturais e éticas ainda limitam sua aplicação extensa. Os principais modelos, oportunidades e desafios para criação de um mundo onde as distâncias não são mais barreiras para a prática médica.

 

12h às 13h

INTERVALO PARA ALMOÇO

 

13h às 13h25

ENTREGANDO SAÚDE PELO SMARTPHONE

Dr. Raphael Gordilho, médico, empreendedor e MBA em MKT. CMO doEmprenderSaude.com.br e Co-fundador doAplicativosdeSaude.com.br

Em um mundo com mais celulares do que escovas de dentes,  é natural pensarmos que quase tudo irá convergir para a palma de nossas mãos. Mas como realmente fazer a diferença? Como trazer valor ao usuário?

 

13h25 às 13h50

NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE NO BRASIL

Dr. Vitor Asseituno, médico, Fundador da Empreender Saúde, Latam Partner – Health 2.0, Membro do Conselho do Inst. Brasileiro de Saúde, Tecnologia e Cidadania – IBRASTEC

Principais tendências e cases de empresas brasileiras e internacionais representando as tendências selecionadas. Visão sobre evolução da legislação, regulação e ética relacionada a essas novas tecnologias, bem como impacto já alcançado e/ou esperado das mesmas.

 

14h às 14h40

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE - PRESENTE E FUTURO

Dr. Luiz Arnoldo Haeltel – médico, Diretor médico - Philips Clinical Informatics

As necessidades da TI para solução de registro, execução e controle de processos clínicos e gerenciais. Integração e interoperabilidade de equipamentos e soluçõe. A investida na segurança do atendimento ao paciente. Os desafios da adoção. A importância da mobilidade e usabilidade. As tendências atuais e futuras.

 

14h40 às 15h05

I-MEDSYS: INOVAÇÕES DE TI EM PACS, EM REUNIÕES CLÍNICAS E PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

José Antonio Camacho Guerrero e Diego Fiori de Carvalho, Sócios da I-medsys

Soluções com foco na interoperabilidade e integração de dados médicos como radiológicos, ambulatoriais e acompanhamentos cirúrgicos.

 

15h05 às 15h30

TÁ NA HORA! UTILIZANDO SMS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MANEJAR DOENÇAS COMPLEXAS, AJUDAR PACIENTES A SE RECUPERAREM E MELHORAR A ADERÊNCIA À MEDICAÇÃO.

Mike Kapps, Empreendedor Canadense, CEO e fundador do Tá Na Hora (TNH digital health)

Tá Na Hora Saúde Digital desenvolve aplicações web sofisticadas que utilizam mensagens SMS como forma de comunicação com os pacientes. O software é utilizado na indústria farmacêutica para aumentar a aderência/observância à medicação por médicos e cirurgiões para manejar os sintomas de pacientes em recuperação e por pediatras para educar mães de primeira viagem. Ao utilizar uma combinação de ciência do  comportamento e inteligência artificial o Tá Na Hora revolucionou o que é possível fazer com SMS, uma tecnologia à qual quase todos os brasileiros tem acesso.

15h40 às 17h40

PADRÕES DE MODELOS DE NEGÓCIOS PARA O SEGMENTO DA SAÚDE – UTILIZAÇÃO DO CANVAS

Maurílo Alberoni, Consultor Sebrae

O workshop terá como objetivo aprofundar padrões de modelos de negócios do segmento de saúde a partir da utilização do Quadro de Modelo de Negócios.

 

17h40 às 18h10

COMO A INOVAÇÃO PODE MELHORAR A SOCIEDADE: O CASO DA KIDOPI

Mario Sérgio Adolfi Jr., Diretor Executivo da Kidopi - Soluções em Informática - empresa vencedora da etapa nacional do concurso "World Summit Award" da ONU

O sistema chamado HealthBI, que oferece a gestores hospitalares o acesso, em tempo real, a indicadores e ferramentas de gestão inteligente, além de permitir a identificação de gargalos de ineficiência, podendo planejar ações que atendam demandas futuras e aperfeiçoar o fluxo hospitalar.

Se você estiver na Campus 2014, não deixe de visitar o espaço SEBRAE

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você