{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Medicina Resumida - A avaliação dos sinais vitais
[editar artigo]

Medicina Resumida - A avaliação dos sinais vitais

A avaliação dos sinais vitais

Os gregos, desde a época de Hipócrates, perceberam alguns sinais que refletiam algum risco à vida. Uma respiração ou batimento acelerado... Uma temperatura mais alta... Sinais que algo estava "errado". Hoje que sabemos a etiologia desses sinais, damos ainda mais importância para a avaliação do estado geral do paciente, pois estes sinais refletem o equilíbrio das funções orgânicas.

A taquicardia e a taquipneia citadas podem ser apenas reflexo de uma forte emoção, por uma descarga simpática em decorrência de uma situação de luta ou fuga, mas também podem ser sinais de um quadro grave, devido a uma resposta compensatória do organismo frente a um choque, por exemplo. O  que objetivo defender é que em diversos níveis de gravidade a avaliação dos sinais vitais irá te dar pistas fundamentais do que está acontecendo com o indivíduo, se tornando portanto parte de sua rotina. E essa avaliação passa desde a semiotécnica correta de cada um até a classificação desses dados. Ou seja, um conhecimento básico a um profissional de saúde que deve se saber por completo.

Então, convido-os a estudar o pulso (frequência, ritmo e amplitude), entender porque ele nem sempre reflete a frequência cardíaca, entender o que é um "pulso rítmico filiforme" em um "paciente taquicárdico", esclarecer o que é um pulso arrítmico com ritmo de base, estudar a frequência respiratória e a temperatura. E se sentiu falta da pressão arterial, calma que o próximo vídeo será dedicado inteiramente a ela, devido a sua importância epidemiológica nas doenças cardiovasculares e sua riqueza de detalhes.

#MR SEMIOLOGIA - SINAIS VITAIS


Se possui informações adicionais a respeito do tema ou percebeu a falta de algum item importante no resumo, compartilha nos comentários com os demais e vamos enriquecer nossa bagagem teórica. Um colega bem treinado facilita sua vida profissional por diversos fatores. Então até o próximo fim de semana com a pressão arterial no Medicina Resumida e bons estudos.

Academia Médica

Academia Médica

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar