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MEDS: Um Modelo de Alfabetização em Saúde na Emergência Pediátrica

MEDS: Um Modelo de Alfabetização em Saúde na Emergência Pediátrica
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jan. 15 - 4 min de leitura
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Um modelo importante na medicina pediátrica, foi a introdução do MEDS (Medication Education for Dosing Safety), conforme resultados de um estudo publicado em JAMA Network Open em 12 de janeiro de 2024.

A relevância deste estudo é sublinhada pelo fato de que anualmente aproximadamente 63.000 crianças são impactadas por erros de medicação em casa, com as taxas de erro na dosagem variando de 30% a 80%. Desenvolvido com foco nos departamentos de emergência pediátrica, o objetivo central do MEDS (Medication Education for Dosing Safety) é aprimorar a segurança na administração de medicamentos após a alta hospitalar. Ele desempenha um papel significativo na redução dos erros de dosagem cometidos pelos pais, contribuindo para a melhoria da segurança no cuidado infantil.


📋 Componentes do MEDS

A proposta desenvolvida na pesquisa reside em uma abordagem tríplice para educar pais e responsáveis:

  1. Folheto de Dosagem Simplificado e Seringa: Para facilitar a compreensão, foram fornecidos aos pais, folhetos claros e concisos sobre dosagem, acompanhados de seringas para garantir a precisão na administração de medicamentos.

  2. Demonstração de Dosagem: A intervenção incluiu demonstrações práticas para reforçar a compreensão dos pais sobre como medir e administrar corretamente a medicação.

  3. Processo de 'Teach-Back':

Este método interativo de ensino envolveu os pais repetindo as instruções de dosagem para os profissionais de saúde, garantindo assim que compreendessem plenamente como administrar o medicamento corretamente.

⚕️Implementação e Eficácia do MEDS

O estudo avaliou a implementação do MEDS em um ambiente de emergência pediátrica. Os clínicos receberam treinamento específico para utilizar os componentes do MEDS de forma eficaz durante o processo de alta.

A pesquisa revelou que a intervenção foi eficaz na redução de erros de dosagem entre as famílias após a alta do departamento de emergência, o que indica a eficácia de combinar instruções escritas claras, demonstrações práticas e a confirmação da compreensão.

🩺 Desafios e Soluções na Prática Clínica

Apesar dos desafios práticos, como o tempo necessário para o processo de alta e a colaboração entre diferentes profissionais de saúde, o estudo mostrou que a implementação do MEDS não requer um aumento significativo no tempo do processo de alta. Enfermeiros, médicos e farmacêuticos desempenharam papéis cruciais na criação e entrega efetiva das instruções de medicação, evidenciando a importância da colaboração interprofissional.


💙 Rumo a Uma Prática Mais Segura

O estudo ressalta a necessidade de estratégias de ensino mais eficazes e simplificadas para os pais e responsáveis no contexto de alta hospitalar. A intervenção MEDS, quando ensinada e implementada corretamente, pode diminuir o risco de erros de dosagem de medicamentos após a alta, contribuindo para uma maior segurança dos pacientes pediátricos. Este estudo é um marco importante na busca por melhorias nas práticas de alta hospitalar e destaca a importância de estratégias educacionais efetivas para garantir a segurança dos pacientes pediátricos.

A prática do MEDS (Medication Education for Dosing Safety) na medicina pediátrica se destaca como um exemplo pioneiro e progressivo de estratégias de alfabetização em saúde. Integrando habilidades de compreensão básica, interação efetiva e capacitação crítica, o MEDS não apenas melhorou a gestão segura de medicamentos por pais e responsáveis, mas também refletiu o papel vital dos profissionais de saúde na educação dos pacientes.

Este modelo, alinhado com os insights da pesquisa publicada Academia Médica de 11 de janeiro de 2024, sublinha a importância de uma abordagem educacional holística para melhorar a saúde pública, demonstrando como a alfabetização em saúde é fundamental para um sistema de cuidados mais eficaz e eficiente, beneficiando pacientes, profissionais e a sociedade como um todo.



Leia também: 


Referência: 

Samuels-Kalow ME, Tassone R, Manning W, et al. Analysis of a Medication Safety Intervention in the Pediatric Emergency Department. JAMA Netw Open. 2024;7(1):e2351629. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.51629



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