Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MEU DNA É CAPAZ DE PREDIZER MEU FUTURO?

MEU DNA É CAPAZ DE PREDIZER MEU FUTURO?
Daiane  Simão
dez. 14 - 5 min de leitura
010

Se você tivesse uma “bola de cristal” e conseguisse acessar seu futuro, identificando biologicamente o tempo de vida restante e as doenças que poderia desenvolver, que impacto isso teria em sua vida e de seus familiares? A resposta é certamente bastante subjetiva e, hipotetizar difere de viver essa realidade de fato.

Algumas pessoas poderiam fazer um planejamento financeiro e um cronograma de desejos a realizar antes da morte. Outras poderiam antecipar a morte com a preocupação que a informação traz.

Para as doenças, poderíamos inserir uma série de exames diagnósticos e ações preventivas, evitando o sofrimento e a dor do adoecimento, assim como prolongar a vida através do genoma, por exemplo.

A medicina de precisão caminha no sentido de possibilitar a predição de inúmeras doenças, assim como a melhoria no processo diagnóstico, otimizando a expectativa de cura para muitas enfermidades, até então bastante significativas em mortalidade populacional, como o câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas.

Para isso, lança mão de uma ferramenta singular: a genética!

No mundo todo, pesquisadores têm somado esforços na identificação de quais fatores genéticos interagem com o ambiente para gerar doenças.

O caminho de identificação propiciará atuar na predição, prevenção e otimização diagnóstica e curativa. Esse caminho do genoma e das “ômicas” (epigenômica, farmacogenômica, nutrigenômica, microbiômica, metabolômica etc) é dependente do desenvolvimento tecnológico capaz de dar conta da integração de “big data” de informações moleculares e de saúde.

É necessário conciliar inteligência artificial e gerar custo de tecnologia acessível, assim como interfaces user friendly para os profissionais da saúde atuarem nesta linha. 

Apesar dos inúmeros desafios, já existem exemplos práticos de aplicação de resultados da avaliação do genoma completo populacional.

Como por exemplo em Singapura, onde a caracterização interétnica de polimorfismos de genes que codificam enzimas que metabolizam drogas e transportadores de drogas, permitiu identificar singularidades populacionais e conduzir investigações específicas para adequação de doses para certos medicamentos, não apenas seguindo os padrões europeus, pois as variantes não são as mesmas.

 

Tal diversidade genética da população brasileira a torna única na possibilidade de identificação das configurações genéticas para inúmeros fenótipos tanto de proteção quanto de risco para o desenvolvimento de certas doenças, e expressão de determinadas características. O conhecimento sobre a genética de nossa população é primordial para que se possa desenvolver medicina personalizada no País.

Genomas Brasil

Em outubro deste ano (2020) o ministério da Saúde lançou o programa “Genomas Brasil” com o intuito de sequenciar o código genético de 100 mil brasileiros.

Esse programa capacita-nos para medicina de precisão, e esse é um benefício corroborado pela Constituição da República Federativa Brasileira. Serão geradas informações únicas, que poderão caracterizar nossa população, desde ancestralidade, diversidade étnica até as configurações de saúde e doença. É do DNA de pessoa em pessoa que se conhece a população.

E para as informações individuais, quais os benefícios? E os riscos? Quem poderá acessar essas informações? Os profissionais da saúde? Eles serão capacitados para a comunicação destas informações?

Saber que tenho propensão a desenvolver uma doença que ainda não tem tratamento pode ser mais danoso que benéfico. Mas é uma informação minha que foi gerada, tenho o direito a saber e a não saber também. E quais são os riscos desta informação chegar aos planos de saúde? É justo uma taxa diferencial de valores, de acordo com a predisposição genética, assim como já há variação nos preços por idade do segurado? E as empresas? Posso ser submetido ou não a determinadas condições de insalubridade de acordo com a predisposição para determinados tumores, mas também posso deixar de ser contratado.

Conclusão

A reflexão ética visa gerar competência para o gerenciamento de riscos e benefícios sociais. Se faz necessário identificar o que é considerado bom ou ruim no âmbito coletivo, fazendo uso da liberdade de escolha na tomada de decisão.

Será que nós temos um arcabouço de valores morais e éticos capaz de gerenciar os riscos e benefícios do sequenciamento genético na população brasileira?

Não há dúvidas de que os benefícios deste projeto sobrepõe os riscos. Contudo, os riscos são significativos o suficiente para que se constitua, por exemplo, um comitê de gerenciamento dos riscos e acesso de dados, com envolvimento da sociedade brasileira, visando minimizá-los, considerando o direito humano universal de garantia de que os interesses e o bem-estar do indivíduo prevaleçam sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade. 

 

Nosso DNA é capaz de revelar informações importantíssimas sobre nossa saúde futura,  seu sequenciamento é mais uma ferramenta biotecnológica a serviço da promoção de saúde, mas  nossas escolhas e autonomia na tomada de decisão são preponderantes!


Quarta-feira, dia 24, às 19h10, a Academia Médica recebe o ginecologista obstetra Dr. Arthur Bastos e a geneticista Dra Daiane Simão para um bate-papo sobre a prática da medicina de precisão na saúde reprodutiva.

Descubra como a Medicina de Precisão, com um cuidado personalizado, pode melhorar o planejamento familiar, o acompanhamento da gestação e muito mais, nesta live exclusiva! Agende sua participação CLICANDO AQUI ou na imagem abaixo. Esperamos você 😉



 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você