Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Miastenia Gravis: Uma Doença Autoimune Rara

Miastenia Gravis: Uma Doença Autoimune Rara
Academia Médica
fev. 7 - 3 min de leitura
000
A miastenia gravis é uma doença autoimune rara que causa fraqueza muscular. Causada por anticorpos que afetam a transmissão de sinais nervosos para os músculos, resulta em contração muscular reduzida. Esta condição pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo mais comum em mulheres com menos de 40 anos e homens com mais de 60 anos.

Fonte: Marcus R., 2023. JAMA.

Os sintomas da miastenia gravis podem variar, afetando músculos como os dos olhos, face, garganta, pescoço, diafragma, braços e pernas. Estes podem incluir visão dupla, ptose palpebral, fala arrastada ou nasal, dificuldade para mastigar, engasgo ao engolir, falta de ar e dificuldade em levantar os braços, levantar-se de uma cadeira ou subir escadas.

A doença pode ser diagnosticada através de exames físicos, presença de autoanticorpos específicos e testes especializados de função nervosa e muscular, como estudos de condução nervosa e eletromiografia. Também pode envolver a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética do tórax para avaliar a presença de um timo aumentado ou timoma, que são comuns em pacientes com miastenia gravis.

O tratamento da miastenia gravis pode envolver o uso de medicamentos como inibidores da colinesterase, anticorpos monoclonais e/ou imunossupressores. Pacientes com sintomas graves podem necessitar de plasmaférese, um procedimento que remove anticorpos do sangue, ou imunoglobulina intravenosa, uma injeção de anticorpos de doadores saudáveis. Em casos em que a remoção cirúrgica do timo é necessária, os pacientes podem apresentar menos fraqueza muscular, e cerca de metade deles tem remissão completa dos sintomas de miastenia gravis após a cirurgia.

Além disso, alguns pacientes com fraqueza muscular nos olhos podem se beneficiar de óculos prismáticos especiais para visão dupla, armações de óculos com uma barra para sustentar uma pálpebra caída ou cirurgia para reparar a pálpebra ou realinhar os olhos.

É importante estar ciente de que a miastenia gravis pode levar a uma crise miastênica, uma emergência médica que envolve fraqueza grave dos músculos respiratórios, exigindo monitoramento próximo em uma unidade de terapia intensiva e muitas vezes ventilação mecânica.

Apesar dos desafios, a maioria dos indivíduos com miastenia gravis tem uma expectativa de vida normal. Alguns pacientes podem experimentar remissão temporária ou permanente da fraqueza muscular e podem ser capazes de interromper o uso de medicamentos para a miastenia gravis. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico regular para gerenciar eficazmente essa condição e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.




Referência:

Marcus R. What Is Myasthenia Gravis? JAMA. 2024;331(5):452. doi:10.1001/jama.2023.16872


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você