—Por que você corta as extremidades da carne antes de assá-la? — perguntou o marido à mulher.
—Porque minha mãe sempre fazia assim —ela respondeu com um sorriso.
Curioso, o marido mandou um whatsApp para mãe da mulher e fez-lhe a mesma pergunta. Quando ela lhe respondeu, deu uma resposta idêntica, ele então mandou um whtasApp para avó da mulher. Esta deu uma gargalhada e disse:
—Não sei porque elas cortam as extremidades da carne, mas eu fazia isso pois não cabia inteira na minha panela.
Essa história mostra que a maioria dos hábitos são iniciados para servirem a um propósito. Mas com o passar do tempo, muitos hábitos podem perder sua utilidade.
Precisamos de sabedoria para saber o momento de mudar alguma coisa. É preciso compreensão para saber a hora de promover inovações.
Não podemos ficar remendando um sistema algumas vezes ultrapassados.
Precisamos ser inovadores e promovermos mudanças primeiramente de dentro para fora, ou seja, primeiro verificarmos que hábitos temos e o porquê estamos fazendo isso até hoje.
Temos que ser inovadores e promover mudanças no momento e hora certa para sermos mais eficientes.
De um modo ou outro, todos nós temos aversão a mudanças, principalmente quando tudo parece correr bem. Sem mudanças é muito difícil o crescimento.
A mudança já é difícil quando somos os únicos envolvidos no processo, imagine quando é de uma organização.
As mudanças são fundamentais, mas é preciso também nos apegarmos a valores essenciais, que são importantes para nós para não perdemos a nossa essência e a razão de estarmos fazendo o que fazemos ou acreditamos.
Que inovações você levou ao seu time? Que inovações gostaria de introduzir? O que está impedindo de agir? Como pretende vencer esses empecilhos?