[ editar artigo]

Mudanças e inovações importam?

Mudanças e inovações importam?

—Por que você corta as extremidades da carne antes de assá-la? — perguntou o marido à mulher.

Porque minha mãe sempre fazia assim ela respondeu com um sorriso.

Curioso, o marido mandou um whatsApp para mãe da mulher e fez-lhe a mesma pergunta. Quando ela lhe respondeu, deu uma resposta idêntica, ele então mandou um whtasApp  para avó da mulher. Esta deu uma gargalhada e disse:

Não sei porque elas cortam as extremidades da carne, mas eu fazia isso pois não cabia inteira na minha panela.

Essa história mostra que a maioria dos hábitos são iniciados para servirem a um propósito. Mas com o passar do tempo, muitos hábitos podem perder sua utilidade.

Precisamos de sabedoria para saber o momento de mudar alguma coisa. É preciso compreensão para saber a hora de promover inovações.

Não podemos ficar remendando um sistema algumas vezes ultrapassados.

Precisamos ser inovadores  e promovermos mudanças  primeiramente de dentro para fora, ou seja, primeiro verificarmos que hábitos temos e o porquê estamos fazendo isso até hoje.

Temos que ser inovadores e promover mudanças no momento e hora certa para sermos mais  eficientes.

De um modo ou outro, todos nós temos aversão a mudanças, principalmente quando tudo parece correr bem. Sem mudanças é muito difícil o crescimento.

A mudança já é difícil quando somos os únicos envolvidos no processo, imagine quando é de uma organização. 

As mudanças são fundamentais, mas é preciso também nos apegarmos a valores essenciais, que são importantes para nós para não perdemos a nossa essência e a razão de estarmos fazendo o que fazemos ou acreditamos.

Que inovações você levou ao seu time? Que inovações gostaria de introduzir? O que está impedindo de agir? Como pretende vencer esses empecilhos?

 

 

Academia Médica
Ler conteúdo completo
Indicados para você