Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Neurocovid: 80% dos pacientes hospitalizados tem dano neurológico

Neurocovid: 80% dos pacientes hospitalizados tem dano neurológico
Diego Arthur Castro Cabral
mai. 18 - 5 min de leitura
000

A pandemia da COVID-19 continua em todo o mundo. As pesquisas científicas de várias regiões são prolíficas, publicados com a intenção de compartilhar rapidamente o conhecimento sobre prevalência, tratamento e resultados de indivíduos infectados. Numerosos relatos de sintomas e manifestações neurológicas aparentemente associados à infecção por SARS-CoV-2 continuam a surgir, com espectro de manifestações neurológicas variando de leves (anosmia, ageusia e dor de cabeça) a graves (coma, convulsões, encefalopatia por lesão cerebral hipóxica, acidente vascular cerebral, hemorragia cerebral, encefalopatia reversível e síndrome de Guillain-Barré). Da mesma forma, as estimativas de prevalência nessas pesquisas variam de 3,5 a 84%, com muitos estudos não controlando os fatores de confusão ou diferenciando entre os níveis de atendimento ou gravidade da infecção sistêmica.

Fonte: Canva.

Para abordar essa lacuna crítica de conhecimento, 2 consórcios globais (-NeuroCOVID e ENERGY) colaboraram para estabelecer a incidência mundial, tipo e resultados de manifestações neurológicas entre pacientes hospitalizados com COVID-19.

Os objetivos principais deste estudo foram:

  1. determinar a incidência de COVID-19 manifestações neurológicas entre coortes globais de pacientes hospitalizados e
  2. investigar a associação de manifestações neurológicas com mortalidade intra-hospitalar.

Um objetivo exploratório secundário foi identificar potenciais fatores de risco associados ao desenvolvimento de sintomas e sinais neurológicos ou síndromes.

Metodologia utilizada no estudo incluiu pacientes de 4 continentes

Um estudo de coorte publicado no JAMA incluiu pacientes com COVID-19 diagnosticado clinicamente ou confirmado por laboratório em 28 centros, representando 13 países e 4 continentes. A pesquisa foi realizada pelo Estudo do Consórcio Global de Disfunção Neurológica em COVID-19 (GCS-NeuroCOVID) de 1 de março a 30 de setembro de 2020, e o Registro Neuro-COVID (ENERGY) da Academia Europeia de Neurologia (EAN) de março a outubro 2020. Três coortes foram incluídas:

  1. a coorte GCS-NeuroCOVID. Contou com expressivo número de pacientes COVID-19 (n = 3.055), que incluia pacientes hospitalizados com COVID-19 podendo ou não ter manifestações neurológicas;
  2. a coorte neurológica GCS-NeuroCOVID COVID-19 (n = 475), que incluiu pacientes hospitalizados com COVID-19 que tinham manifestações neurológicas confirmadas; e
  3. a coorte ENERGY (n = 214), que incluiu pacientes com COVID-19 que receberam consulta neurológica formal.

Principais achados

Um total de 3.083 de 3.743 pacientes (82%) em coortes tiveram qualquer manifestação neurológica (sintomas neurológicos autorrelatados e / ou sinal neurológico capturado clinicamente e / ou síndrome).

Os sintomas autorreferidos mais comuns incluíram:

  • cefaleia (1.385 de 3.732 pacientes [37%])
  • anosmia ou ageusia (977 de 3.700 pacientes [26%]).

Os sinais e/ou síndromes neurológicos mais prevalentes foram:

  • encefalopatia aguda (1.845 de 3.740 pacientes [49%]),
  • coma (649 de 3.737 pacientes [17%])
  • acidente vascular cerebral (222 de 3.737 pacientes [6%]),
  • meningite e / ou encefalite foram raras (19 de 3741 pacientes [0,5%]).

A presença de sinais neurológicos clinicamente capturados e / ou síndromes foi associada a risco aumentado de morte intra-hospitalar, após o ajuste para local de estudo, idade, sexo, raça, e etnia. A presença de distúrbios neurológicos preexistentes foi associada a um risco aumentado de desenvolver sinais e / ou síndromes neurológicas com COVID-19.

80% desses pacientes exibiram pelo menos 1 novo sintoma neurológico, sinal ou síndrome, e 55% tiveram pelo menos 1 sinal ou síndrome neurológico capturado na avaliação clínica.

Foi observado que a encefalopatia aguda foi o sinal ou síndrome neurológico mais comum com uma incidência de 50% nas 3 coortes separadas, enquanto meningite e / ou encefalite e mielopatia foram as menos comuns, com incidências de 0,1% e 0,2%, respectivamente. Além disso, a presença de sinais ou síndromes neurológicas concomitante à COVID-19 aumentou significativamente o risco de morte durante a hospitalização aguda após o ajuste para variações por local de estudo e características basais. Juntas, essas observações destacam a importância das manifestações neurológicas na COVID-19 e seu impacto potencial no desfecho da doença.

Este estudo de coorte multicêntrico descobriu que as manifestações neurológicas na COVID-19 eram altamente prevalentes e associadas à mortalidade prematura. Usar uma rede global com protocolos padronizados e elementos de dados comuns é fundamental para facilitar estudos futuros para compreender as manifestações neurológicas da COVID-19, incluindo progressão da doença, associações com resultados de longo prazo, mecanismos patofisiológicos e seu impacto social e econômico.

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

  1. Chou, S. H. Y., Beghi, E., Helbok, R., Moro, E., Sampson, J., Altamirano, V., ... & ENERGY Consortium. (2021). Global Incidence of Neurological Manifestations Among Patients Hospitalized With COVID-19—A Report for the GCS-NeuroCOVID Consortium and the ENERGY Consortium. JAMA Network Open, 4(5), e2112131-e2112131. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.12131
  2. Frontera, J., Mainali, S., Fink, E. L., Robertson, C. L., Schober, M., Ziai, W., ... & GCS-NeuroCOVID Study. (2020). Global consortium study of neurological dysfunction in COVID-19 (GCS-NeuroCOVID): study design and rationale. Neurocritical care, 33, 25-34. https://doi.org/10.1007/s12028-020-01100-4

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você