[ editar artigo]

O começo, a origem...

O começo, a origem...

Desde muito cedo, antes mesmo de entrar para a faculdade de Medicina, queria saber como tudo (vida)começa. Esse tudo era muito pouco para o conhecimento de uma criança naquela época.

Ao cursar medicina, fiquei encantada, maravilhada com o estudo da embriogênese. Ficava horas meditando nos livros de embriologia, analisando as figuras e transformações do embrião até atingir a idade de feto. Essa visão despertou em mim, uma vontade de saber mais... Entendi, que somos a principio um tubo neural e dele vai formando-se todo o ser.

Terminado o curso, parti em  buscar  residência médica em pediatria, fora da minha cidade.  Ser pediatra era meu desejo e uma pediatra completa, especialista em criança, desde a fase de mórula. Nascia então a médica de alma, sem a minha percepção está alinhada com meu desejo interno. Inexperiente, imatura, não sabia o que era filosofia, a faculdade não ensinava, muito menos levava em consideração. Muitos auto-enganos até a chegar homeopatia. 

Nesse período a homeopatia surgiu em minha vida e caiu bem para entender, o que não estava dando certo. Para tronar meu sonho real. 

Física, leis universais, holismo, número de Avogadro, diluições, etc. Não foi tarefa fácil, pois a cada dúvida, surgia mais outras, e outras, como um quebra cabeça gigante e complexo que eu teria que ir montando para formar o quadro. Tinha muito a descobrir para visualizar o quadro perfeito.

Copiando Fritjof Capra no livro "Ponto de Mutação", foi ai que aconteceu a mutação! A transformação no entendimento da história da ciência, da economia, dar um destaque para as falhas nos conceitos cartesiano, newtoniano e reducionista.

Capra demostra que o pensamento cartesiano tornaram-se inadequados para guiar o comportamento humano e apolítico no tocante a tecnologia moderna e a ecologia, e que a ciência precisa incorporar conceitos holísticos e da teoria de sistemas para resolver os complexos problemas da sociedade contemporânea.

Mas até agora nada foi rebaixado a místico, o livro está em prateleira de auto-ajuda nas livrarias. Acreditar que ainda hoje a Medicina Holística não é falada, mencionado nas escolas, até mesmo de primeiro grau.  Por qual motivo é ocluso? Deixo essa dica e a insatisfação por perceber que estaríamos a frente de uma mudança radical no paradigma dessa civilização.

Grande abraço!

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 130 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

Academia Médica
Márcia Rúbia Rocha Presado
Márcia Rúbia Rocha Presado Seguir

Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médica de Alagoas, Pós graduada em Administração Hospitalar e da Saúde, pela Faculdade Cândido Mendes RJ , Especialista em pediatria, homeopatia e alergoimunologia, mãe, escritora e empresaria.Sonhadora!

Ler conteúdo completo
Indicados para você