O exame cardiovascular e suas dificuldades
[editar artigo]

O exame cardiovascular e suas dificuldades

O exame cardiovascular e suas dificuldades

O estetoscópio é sem dúvida o instrumento médico mais utilizado para simbolizar a carreira. Seja em peças publicitárias ou em postagens de pré-vestibulandos/acadêmicos de medicina, esse instrumento é apresentado com uma frequência muito maior do que o próprio bastão de Esculápio. E talvez por isso, o seu uso seja tão aguardado por um calouro.

Entretanto, logo o momento chega e boa parte da expectativa dá lugar a uma angústia por não saber exatamente o que está ouvindo. Parece ser tão fácil nas palavras do professor: “Ouviram B3? Percebam.. TUM TA TU...  TUM TA TU...”.  Porém, para você ainda é apenas uma sequência de batidas muito semelhantes, tanto que você ainda vai confundir se é B3 ou B4 por um bom tempo.

As dificuldades com a semiologia cardiovascular não param por aí. Ainda na ausculta é natural ter dificuldade de identificar a origem de um sopro. Isso quando reconhece a existência dele. Em etapas anteriores também não é incomum ter problemas no início em encontrar e classificar corretamente o ictus cordis, um edema... “Turgência jugular? O que esse achado significa mesmo?”... “Ei... Vem aqui...Olha se você consegue sentir aqui o pulso poplíteo que eu não estou achando não.”. Cenas como estas são frequentes em práticas de semiologia.

Portanto, como todos que passaram por isso, apenas a prática clínica acumulará bagagem de conhecimento suficiente para ter mais tranquilidade e êxito no exame cardiovascular. E sendo assim, gostaria de tentar auxiliar um pouco nesta evolução com dois vídeos sobre o assunto.

No primeiro exploro o exame vascular/periférico e a inspeção/palpação da região precordial. Ou seja, abordo tópicos como a simetria dos pulsos, turgência jugular (pressão venosa central), edema (identificação e classificação), ictus cordis (identificação e classificação) e um pouco mais.

#MR SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR (PARTE 1)

Já nesta segunda parte, eu me dedico plenamente à ausculta cardíaca (focos, bulhas, desdobramentos, sopros, como registrar, etc).

#MR SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR (PARTE 2)

(https://www.youtube.com/embed/NWmnE41Od6E)

Então espero que goste e que esse conteúdo te traga um pouco mais de segurança. Não deixe de se inscrever lá no Medicina Resumida no Youtube, pois constantemente abordo diversos outros assuntos.

Por fim, desejo uma ótima semana, um grande abraço e até a próxima.

Livros recomendados para o estudo da semiologia e propedêutica Médica:

Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você