Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O homem que removeu sua própria pedra na bexiga

O homem que removeu sua própria pedra na bexiga
Academia Médica
mai. 14 - 2 min de leitura
000

O coronel Claude Martin foi um soldado do século 18 que passou grande parte de sua vida trabalhando para a Companhia Britânica das Índias Orientais. Além de ter uma carreira militar de sucesso, trabalhou como cartógrafo, arquiteto e administrador. Ele se tornou o europeu mais rico da Índia e também construiu (e voou) o primeiro balão de ar quente do país.

Mas o que você pode não saber sobre Martin é que ele foi a primeira pessoa a realizar - e se submeter - ao procedimento médico conhecido mais tarde como litotripsia. Quando desenvolveu os sintomas de uma pedra na bexiga em 1782, Martin decidiu não visitar um médico, percebendo que uma operação para removê-la seria terrivelmente dolorosa. Em vez disso, o corajoso francês resolveu resolver o problema por conta própria.

Martin projetou uma lima especial feita de uma agulha de tricô áspera inserida em um cabo de osso baleia. Ele então inseriu este instrumento feito em casa em sua própria uretra e na bexiga, e raspou a pedra aos poucos. Se isso não bastasse, o coronel repetiu o procedimento horrível até 12 vezes por dia - durante seis meses.

Surpreendentemente, funcionou: no final desse período, seus sintomas haviam desaparecido. Cinquenta anos depois, algo muito semelhante à técnica de Martin se tornou um método padrão de tratamento de pedras na bexiga, graças à pesquisa pioneira de cirurgiões em Paris, que aparentemente desconheciam o que o coronel havia feito. Martin não foi apenas o primeiro a realizar o procedimento mais tarde conhecido como litotripsia; ele também foi o primeiro paciente a passar por isso.

Gosta da história da medicina e como ela se conecta com artes, literatura e filosofia? Então não perca a chance de conhecer o curso "História Global da Saúde: um encontro entre ciência, arte e cultura", para isso basta clicar aqui e aproveitar essa oportunidade única de conhecer o melhor das humanidades médicas.

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referência

  1. 7 bizarre cases in the history of medicine. Disponível em: 

    https://www.historyextra.com/period/victorian/medicine-history-cases-weird-sailor-exploding-teeth-doctor/

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você