Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A Linha Tênue Entre Compartilhar e Exaltar o Estresse no Trabalho

A Linha Tênue Entre Compartilhar e Exaltar o Estresse no Trabalho
Academia Médica
jun. 9 - 3 min de leitura
000
Você já ouviu algum colega de trabalho ressaltar sobre quão estressado ele está? Pensando em mostrar o quanto é dedicado e capaz, esse tipo de comportameno pode ter efeitos contrários ao esperado. É o que nos mostra uma pesquisa da Universidade da Geórgia, conduzida pela professora Jessica Rodell no Terry College of Business.

Os pesquisadores começaram com um estudo onde 360 participantes analisaram declarações de colegas fictícios que retornavam de uma conferência. Aqueles que falavam do evento como  "apenas mais uma coisa em minha longa lista de tarefas e já estou no limite do estresse" foram vistos como menos competentes e agradáveis do que aqueles que falaram que o trabalho estava estressante ou apenas comentaram sobre o sucesso do evento. Surpreendentemente, os participantes também indicaram que seriam menos propensos a ajudar aqueles que mais reclamaram.

O estudo foi além e confirmou suas descobertas com 218 empregados reais. Os resultados mostraram que não só a imagem do indivíduo que exalta o stress é afetada negativamente, mas esse comportamento também aumenta os níveis de estresse e esgotamento entre os colegas. Parece que ao fazer do estresse um símbolo de status, cria-se uma norma que glorifica o estresse crônico, espalhando esse sentimento por toda a equipe.

Mas há um lado curioso nessa pesquisa: discutir o estresse ocasionalmente ou ser percebido como estressado de forma genuína pode, na verdade, aumentar a percepção de competência de uma pessoa. Isso mostra que há uma linha tênue entre compartilhar desafios de forma construtiva e se vangloriar deles de maneira prejudicial.

Jessica Rodell sugere uma abordagem mais estratégica: pense bem antes de falar sobre sua carga de trabalho. Se você está realmente estressado, escolha a pessoa certa para conversar, alguém que possa realmente ajudar ou entender, ao invés de usar isso para se enaltecer.

Este estudo,  além da curiosidade sobre este comportamento, destaca a importância de como gerenciamos e comunicamos o estresse no trabalho. Ele serve de reflexão para que tanto funcionários quanto gestores repensem suas atitudes em relação ao estresse, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo. Afinal, no trabalho, como na vida, a forma como falamos sobre nossas experiências pode mudar completamente a maneira como somos vistos e como influenciamos os outros ao nosso redor. 😉




Referência: 

University of Georgia. "Stress bragging may make you seem less competent, less likable at work." ScienceDaily. ScienceDaily, 23 May 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/05/240523153645.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você