Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que eu vi nas últimas semanas de COVID-19

O que eu vi nas últimas semanas de COVID-19
Roberta Fittipaldi
abr. 2 - 2 min de leitura
020

Essa é uma publicação do meu Instagram @drarobertafittipaldi, publicada no dia 30/03/20, em que relato como eu tenho me sentido nesse momento de pandemia de Covid-19. 

 

Compartilhe você também como tem sido a sua rotina e sentimentos!


 

MEDO! Vi pacientes com medo; vi profissionais de saúde de com medo.

Alas inteiras se transformando em “covidários”, pacientes sendo transferidos às pressas para não ter contato com pacientes contaminados, hospital cheio, paramentação, desparamentação, lavagem compulsiva de mãos!

Telefonemas e mais telefonemas, muitas mensagens... Mudanças nos protocolos.

Vi uma doença como nunca tinha visto, heterogenia, repetitiva - os sintomas são os mesmos - mas a evolução de paciente para paciente é diferente, é imprevisível.

Jovens que nunca pisaram em um hospital agora internados, restritos, isolados, sem poder ver suas famílias, dependente de algo vital: Oxigênio! 

Tomografias e mais tomografias, imagens de pneumonia semelhantes, mas pacientes evoluindo de forma totalmente diferentes! E sabe o que me angustia?

Essa incerteza de quem pode evoluir mal ou bem. Jogar a moeda pra cima e ver que pode dar cara ou coroa! Não tem idade, não tem profissão, não tem classe social, muito menos cor.

TODOS que se contaminam na verdade não sabem como estarão no dia seguinte:

- Bem ?
- Intubados?
- Mortos?

Não é uma "gripezinha"! É uma inflamação sistêmica absurda, exacerbada, por vezes silenciosa mas por vezes que grita aos nossos olhos se manifestando como uma das angústias mais frias e solitárias do ser humano: a insuficiência respiratória!

Estamos atentos, rápidos, vigilantes! Mas as vezes a doença ganha... e isso é uma ferida que não se fecha em nós, profissionais de saúde.

Hoje 30/3/2020, já entramos nas piores semanas, já estamos sobrecarregados, já não temos insumos, leitos, respiradores.

Por isso, um pedido: FIQUEM EM CASA!

É só com o empenho de todos, juntos que poderemos exercer uma das nossas funções mais primordiais: RESPIRAR!

Cuidem-se !

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 150 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você