Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Odontologia e potencial cariogênico

Odontologia e potencial cariogênico
Academia Médica
mai. 27 - 2 min de leitura
000


Medicamentos e suplementos vitamínicos e minerais líquidos pediátricos podem apresentar comportamentos significativamente diferentes em relação a fatores de risco para o desenvolvimento de cárie e erosão dentária. Formulações farmacêuticas pediátricas com baixo pH e alta acidez total titulável usadas com frequência e por longos períodos de tempo têm o potencial de produzir lesões erosivas nos dentes.

Por outro lado, a alta concentração de sacarose, o uso noturno e a falta de higiene após sua administração são alguns fatores que podem contribuir para o potencial cariogênico dessas formulações.

Após avaliar in vitro o potencial cariogênico e erosivo de medicamentos e suplementos vitamínicos e minerais líquidos para uso pediátrico, Luciene Souza Coutinho e equipe observaram que a análise do pH indicou que houve maior variação nas médias observadas no grupo medicação.

Uma das autoras do estudo Potencial cariogênico e erosivo de medicamentos pediátricos e suplementos vitamínicos, publicado no periódico Revista de Odontologia da Unesp, Luciene destaca ainda que em relação ao TTA em pH 5,5, os grupos suplementos e medicamentos apresentaram variação significativa entre as médias encontradas (p<0,05).

Os resultados do TTA em pH 7,0 mostraram que a maior média encontrada foi na classe dos anti-histamínicos e a menor na classe dos medicamentos que contém a associação de antitússicos e anti-histamínicos. E, por fim, as análises TSS demonstraram que em todas as classes de medicamentos e suplementos a quantidade de TSS variou significativamente (p<0,05) em todas as classes de medicamentos e suplementos.

Fonte

COUTINHO, Luciene Souza et al. Potencial cariogênico e erosivo de medicamentos pediátricos e suplementos vitamínicos. Rev. odontol. UNESP , Araraquara, v. 51, e20220006, 2022. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772022000100404&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 16 de maio de 2022.  https://doi.org/10.1590/1807-2577.00622 .


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você