Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Geriatria e GerontologiaVOLTAR

"Oi, Alexa": assistentes de voz podem ajudar a reduzir a solidão de idosos que moram sozinhos

"Oi, Alexa": assistentes de voz podem ajudar a reduzir a solidão de idosos que moram sozinhos
Academia Médica
jan. 21 - 2 min de leitura
000

Pessoas de todas as idades estão cada vez mais usando assistentes de voz pessoais (Alexa, Siri, entre outros) para informações e entretenimento. Mas eles podem ter um valor particular para idosos, uma vez que o declínio da visão e da destreza pode tornar a tecnologia ativada por voz uma alternativa atraente aos dispositivos controlados manualmente e baseados em tela.

Pesquisadores da University of Nebraska-Lincoln conduziram um estudo piloto intitulado "Reducing Loneliness Among Aging Adults: The Roles of Personal Voice Assistants and Anthropomorphic Interactionsno", no qual 16 adultos, com idades variando de 77 a 96 (69% feminino e 31% masculino), vivendo como único morador do domicílio, usaram um dispositivo Amazon Echo por oito semanas. Nas primeiras quatro semanas, quando os participantes foram solicitados a usar o Amazon Echo pelo menos cinco vezes por dia, eles tiveram uma média de 18 interações diárias com o dispositivo. Mais tarde, quando livres para interagir com o Echo o quanto quisessem, eles ainda o usavam 10 vezes por dia.

Os participantes relataram sentir-se menos solitários após quatro semanas com o Echo, com média de 1,99 em uma escala de solidão de 5 pontos, abaixo dos 2,22 antes do estudo. Ao longo de oito semanas, suas interações com o Echo também revelaram indicadores de antropomorfismo, atribuindo qualidades humanas a uma entidade não humana:

  • Cumprimentando o dispositivo com uma frase amigável (por exemplo, "Bom dia")
  • Dirigir-se ao dispositivo na segunda pessoa (ou seja, "você") ao fazer perguntas ou comentários
  • Usando linguagem educada (por exemplo, "por favor") ao falar com o dispositivo
  • Respondendo às respostas do dispositivo (por exemplo, "Isso é muito bom")

Quanto mais solitária uma pessoa relatava estar antes do estudo, mais frequentemente cumprimentava o Eco com frases amigáveis. Essas saudações amigáveis ​​também se correlacionaram com maiores reduções na solidão.

Pesquisas futuras devem buscar uma amostra maior e incluir um grupo de controle, disseram os pesquisadores. Mas tais descobertas podem informar o design da "gerontecnologia" voltada para adultos mais velhos.

 

Leia também

 

Referências

Jones K. V., et al. Reducing Loneliness Among Aging Adults: The Roles of Personal Voice Assistants and Anthropomorphic Interactions. Frontiers in Public Health, December 2021.  https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.750736

University of Nebraska-Lincoln. “Hey, Alexa”: Voice assistants may curb loneliness in older adults who live alone. Jan-2022. Disponível em https://news.unl.edu/newsrooms/today/article/hey-alexa-voice-assistants-may-curb-loneliness-in-older-adults-who-live/

 

Participe do grupo Geriatria e Gerontologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você