[ editar artigo]

Os primeiros estudos anatômicos: Spiegel

Os primeiros estudos anatômicos: Spiegel

Os primeiros estudos anatômicos: Spiegel

Esse é primeiro artigo de uma série que vai mostrar os primeiros livros de anatomia que se tem notícia. Resolvi começar pelo "PLATES FROM SPIEGEL’S DE FORMATO FOETU LIBER SINGULARIS" por ser um trabalho que ilustra o início da vida. A história do livro é um pouco controversa, e passa por vários autores além do famoso Spieguel.

Giulio Cesare Casseri, também conhecido com Casserio, nasceu em 1553 em piacenza. Seu pai morreu quando ele era um garoto, deixando sua família pobre. Quando ele entrou na escola de medicina da Universidade de Pádua começou como servente de um outro aluno. Depois se tornou servente do professor de cirurgia e anatomia, o notável Fabricius Ab Aquapendente ( 1533-1619).

Fabricius ficou especialmente conhecido pelo trabalho de sua vida em estudar a anatomia da fala e dos órgão auditivos. Em 1600 ele começou a trabalhar num atlas de anatomia que cobriria todo o corpo humano. Infelizmente não o completou até a data de sua morte, em 1616. Há relatos que a publicação parou devido a uma briga entre os dois.

Adrian van de Spiegel ( o mesmo da hérnia de Spiegel), nasceu em Bruxelas. Depoi de estudar medicina e filosofia em Louvain, ele foi para Universidade de Pádua para estudar junto com Casseri e Fabricius. Tornou-se um expert em anatomia, cirurgia e botânica. Exerceu a medicina na Alemanha, Hungria e Moldavia. Em 1616 assumiu a cadeira de anatomia deixada pela morte de Casseri. Spiegel morreu em pádua em 1625.

Passado alguns anos o sobrinho de Spiegel, Liberale Crema, editou os textos de Spiegel "De formato foeto liber singularis". Para ilustrar o livro, ele conseguiu 9 ilustrações que Caseri criou para descrever a formação fetal. As demais ilustrações foram criadas por Odoardo Fialetti e Francesco Valesio. Este último publicou em 1627 seu tratado de anatomia, junto com o texto de Spieguel, "De humani corporis fabrica libre decem".

Neste outro desenho, Spiegel demonstra a placenta e seus anexos embrionários Neste outro desenho, Spiegel demonstra a placenta e seus anexos embrionários

Imagens disponíveis em Historical Anatomies on the Web.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você