{{ warning.message }} Ver detalhes
Os primeiros estudos anatômicos: Vesalius
[editar artigo]

Os primeiros estudos anatômicos: Vesalius

Os primeiros estudos anatômicos: Vesalius

Essa foi a obra que doutrinou todos os estudos anatômicos nos últimos 4 séculos. Ela impressiona pela qualidade das ilustrações e pelas representações fidedignas da anatomia e fisiologia humana. Imagine produzir algo assim no século XVI, sem máquina de escrever ou impressora.

Andreas Vesalius (1514-1564), descendente de uma família de proeminentes médicos da cidade de Wessel, nasceu em Bruxelas. Ainda jovem, ele foi estudar medicina em Montpellier e Paris. Foi professor de anatomia em Louvain. Após servir como médico (cirurgião) do exercito da França, ele se mudou para Pádua em 1537 para lecionar Anatomia na Universidade. Em 1543 publicou a sua famosa obra "De corporis huamani fabrica libri septem" ( Os sete livros da fábrica do corpo humano ).A obra ganhou fama e notoriedade. Naquele mesmo ano ele foi chamado para a corte de Charles V, onde serviu como médico da corte. Ele viajou a Europa passando por Madrid na corte de Felipe II da Espanha, e Jerusalém  Quando estava voltando para Pádua para ser catedrático da cadeira de Anatomia seu navio sofreu um acidente no qual ele morreu em Outubro de 1564

O livro de Vesalius "De corporis humani fabrica libri septem" é um dos mais influentes da história da medicina. Não apenas por causa dos métodos científicos utilizados para ser escrito, mas também pela alta qualidade artística que reproduziam os achados anatômicos. Embora tenha se baseado fortemente na obra de Galeno, ao traduzir exatamente suas palavras, Vesalius realizou suas própria dissecções e observou o corpo humano detalhadamente, confirmando e refutando alguns achados anatômicos e fisiológicos de Galeno. Seus pares reagiram contrários a sua decisão de questionar Galeno, por isso recebeu elogios e condenações.

As famosas ilustrações do "De Fábrica" influenciaram a representação da anatomia por séculos. Foram também bastante copiadas: Jan Stephan Calkar (1568) criou uma quantidade de imagens similares as de Vesalius, que as tinha publicado em 1538. Primariamente Vesalius era visto como único Ilustrador do "De Fabrica", porém estudos demonstraram que a obra é resultado de vários ilustradores diferentes. Enquanto Vessalius certamente desenhou várias das ilustrações, os demais artistas ficaram conhecidos apenas como " A oficina de Titan" (Ticiano). Inúmeras publicações foram feitas ao longo dos séculos sobre a obra de Vesalius. Ainda há grande atividade acadêmica estudando sua vida e publicações.

A galeria a seguir tem uma seleção de imagens impressionantes do livro de Vesalius.

Vias aéreas inferiores / árvore bronquica. Vias aéreas inferiores / árvore bronquica.

Fonte: Historical Anatomies on the web

 

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

CEO e Founder - Academia Médica

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Novo post

Artigos relacionados