Um estudo, liderado por uma colaboração acadêmica internacional conhecida como ProPASS Consortium, trouxe descobertas animadoras para o controle da hipertensão arterial. A pesquisa, conduzida pela Universidade de Sydney e pelo University College London (UCL) e publicada na revista Circulation, indica que pequenos incrementos de atividade física diária podem ter um impacto significativo na redução da pressão arterial.
A hipertensão, frequentemente chamada de "assassina silenciosa" devido à sua falta de sintomas, afeta aproximadamente 1,28 bilhão de adultos globalmente e é uma das maiores causas de morte prematura no mundo. Esta condição pode levar a complicações graves como AVC, infarto, insuficiência cardíaca e danos renais.
Segundo o estudo, adicionar apenas cinco minutos de exercício intenso ao dia, como caminhada rápida, subir escadas ou andar de bicicleta, pode reduzir a pressão arterial de forma mensurável. Além disso, substituir comportamentos sedentários por 20 a 27 minutos de exercício diário poderia não apenas diminuir a pressão arterial, mas também reduzir em até 28% o risco de doenças cardiovasculares em nível populacional.
O Professor Emmanuel Stamatakis, Diretor do ProPASS Consortium e um dos autores seniores do estudo, enfatiza a importância deste achado: “A hipertensão arterial é um dos maiores problemas de saúde em escala global. Entretanto, ao contrário de outras grandes causas de mortalidade cardiovascular, existem maneiras relativamente acessíveis de enfrentar o problema, além da medicação.”
Os dados analisados na pesquisa vieram de 14.761 voluntários em cinco países, que utilizaram dispositivos acelerômetros para monitorar suas atividades físicas e níveis de pressão arterial ao longo do dia e da noite. A atividade diária foi categorizada em seis tipos: sono, comportamento sedentário, caminhada lenta, caminhada rápida, em pé e exercícios vigorosos como correr, pedalar ou subir escadas.
Os autores destacam que para a maioria das pessoas, o exercício é fundamental para reduzir a pressão arterial, mais do que formas menos intensas de movimento, como a caminhada lenta. “A boa notícia é que qualquer que seja a sua capacidade física, não leva muito tempo para ter um efeito positivo sobre a pressão arterial”.
Essas descobertas nos encorajam a integrar o exercício físico no cotidiano como uma forma efetiva de melhorar a saúde cardiovascular e prevenir condições associadas à pressão alta.
Referência:
University of Sydney. "Five minutes of extra exercise a day could lower blood pressure." ScienceDaily. ScienceDaily, 6 November 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/11/241106190302.htm>.