Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Estudo Descobre Novas Capacidades Protetoras do Leite Materno

Estudo Descobre Novas Capacidades Protetoras do Leite Materno
Academia Médica
jan. 25 - 3 min de leitura
000


  • Filhotes de Camundongos Alimentados com Leite Carente de Proteína Complementar Demonstram Aumento de Suscetibilidade a Citrobacter rodentium
  • Complemento no Leite Materno Molda a Microbiota Intestinal de Filhotes, Conferindo Proteção Contra Bactérias Patogênicas
  • Pesquisa Revela Ação do Complemento no Leite Materno como Resposta Imune Inespecífica e Independente de Anticorpos

Uma pesquisa realizada por cientistas da Escola de Saúde Pública Bloomberg da Johns Hopkins, divulgada em Science Daily, revelou um novo aspecto protetor do leite materno. O estudo, foi publicado na revista Cell em 18 de janeiro de 2024, e mostra que proteínas do sistema imunológico presentes no leite materno, conhecidas como sistema complementar, são capazes de moldar a microbiota intestinal de filhotes de camundongos, tornando-os menos suscetíveis a certas bactérias causadoras de doenças.


Os pesquisadores descobriram que os filhotes de camundongo que mamaram em fêmeas lactantes cujo leite materno carecia de uma proteína complementar chave apresentavam populações microbianas intestinais diferentes dos filhotes que se alimentaram do leite materno padrão de camundongo. Esta diferença tornava-os altamente vulneráveis à Citrobacter rodentium, uma bactéria que infecta o intestino dos camundongos e é similar a certos tipos de E. coli causadores de diarreia em humanos.

Os experimentos sugerem que os componentes do complemento no leite materno dos camundongos melhoram a saúde dos filhotes ao eliminar diretamente alguns tipos de bactérias que habitam o intestino. Essa remodelação da microbiota intestinal deixa os filhotes menos suscetíveis à infecção por Citrobacter rodentium, protegendo-os assim de certas ameaças infecciosas. Notavelmente, essa atividade de remodelação não depende de anticorpos, ao contrário do que se pensava sobre como os componentes do complemento geralmente funcionam.

🤱🏻Além disso, os pesquisadores confirmaram em análises in vitro separadas, que o leite materno humano contém esses componentes do complemento, os quais demonstraram atividade similar no combate a bactérias específicas.

O estudo, liderado pelo Dr. Fengyi Wan, PhD, professor no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Escola Bloomberg, e pela primeira autora, Dongqing Xu, PhD, uma cientista assistente no grupo de pesquisa de Wan, representa uma expansão significativa em nosso entendimento dos mecanismos de proteção do leite materno. Além de oferecer excelente nutrição aos bebês e protegê-los contra infecções comuns compartilhando anticorpos e células brancas do sangue da mãe, o leite materno também contém proteínas do complemento que podem trabalhar com ou "complementar" os anticorpos no combate a bactérias.

O estudo também marca um avanço na imunologia básica, revelando que a atividade do complemento no leite materno contra bactérias não requer anticorpos e é uma resposta imune inespecífica. Isso abre caminho para novas investigações, como elucidar a biologia específica do complemento no leite materno e compará-la à biologia do complemento no sangue, além de avaliar o papel do complemento além do sistema imunológico específico dependente de anticorpos.


🔎Para mais detalhes sobre os resultados desta pesquisa, disponibilizamos aqui o link de acesso ao estudo original. 




Referência:

Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. "Study in mice uncovers new protective benefit of breast milk." ScienceDaily. ScienceDaily, 24 January 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/01/240124164555.htm>.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você