Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pesquisadores identificam novas vias responsáveis ​​pelo câncer de fígado

Pesquisadores identificam novas vias responsáveis ​​pelo câncer de fígado
Academia Médica
jun. 6 - 2 min de leitura
000

A desmetilação mediada por pseudogenes representa um novo mecanismo de ativação de oncogenes no câncer, de acordo com Junsu Kwon e equipe, autores do estudo A desmetilação do DNA mediada por pseudogenes leva à ativação do oncogene.

O estudo, publicado no periódico Science Advances, considerou que pseudogenes, homólogos não codificadores de genes codificadores de proteínas, antes considerados relíquias evolutivas não funcionais, foram recentemente associados a prognósticos de pacientes e subtipos de câncer.
Junsu e equipe afirmam que apesar dessa importância clínica potencial apenas um punhado de mais de 12.000 pseudogenes em humanos haviam sido caracterizados em câncer até outubro de 2021, quando o estudo foi publicado.

O carcinoma hepatocelular (CHC) é uma das principais causas de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo, com mais de 700.000 novos casos e 600.000 mortes estimadas de CHC a cada ano. A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é uma das principais causas de CHC, particularmente na Ásia. Embora a cirurgia, o transplante de fígado ou a intervenção radiológica possam ser uma opção viável para a doença em estágio inicial, o prognóstico para o CHC em estágio avançado permanece sombrio, com a maioria dos pacientes morrendo dentro de 20 meses após o diagnóstico.

O artigo descreve um papel anteriormente não reconhecido para pseudogenes como reguladores epigenéticos potentes que podem desmetilar e ativar oncogenes, se concentrando no SALL4 , oncogene conhecido no carcinoma hepatocelular (HCC) com oito pseudogenes. Usando uma tecnologia de desmetilação específica do locus, Junsu e a equipe identificaram região crítica de expressão deste oncogene.

Fonte

https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abg1695


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você