Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?
Roberta Fittipaldi
abr. 27 - 2 min de leitura
000

Dra. Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista e líder do grupo de estudos em Pneumo Intensiva e Ventilação Mecânica da Academia Médica

Sabemos que as pneumonias nosocomiais são a principal causa de mortalidade intra-hospitalar, podendo chegar a 30% em algumas séries de casos.

A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM) é definida como a infecção pulmonar que se desenvolve entre 48-72hs após o paciente ser intubado, porém o correto diagnóstico e a instituição rápida do tratamento algumas vezes não são suficientes para salvar vidas. Mais importante que seu reconhecimento é o tratamento e a prevenção da PAVM.

A ausência de PAVM em uma unidade de terapia intensiva reapresenta hoje um índice de qualidade de atendimento e segurança do paciente, por isso é fundamental o entendimento e a adoção de medidas para sua prevenção por toda equipe multidisciplinar

De medidas simples à beira do leito ao uso de antibióticos profiláticos, no webinar dessa semana vamos abordar as diferentes estratégias para a prevenção da PAVM à luz do que existe de mais atual em evidências científicas, associadas às discussões que envolvem a viabilidade dessas medidas na prática diária de uma UTI.

O webinar será na próxima quinta-feira, dia 03/05, às 20h. Faça sua inscrição gratuita, clicando neste link ou no botão abaixo:

 


Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do curso da Academia Médica Health.School em parceria com a  Dra. Roberta Fittipaldi:

Ventilação Mecânica – da teoria à prática

Início das aulas: 19 de agosto. Vagas limitadas!

Chega de máquina apitando porque você não sabe como programá-la! Informações: https://health.school/vmcurso ou clique no banner.


 

Confira também a lista completa de aulas online e gratuitas sobre Pneumo Intensiva:


Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você