[ editar artigo]

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?

Sabemos que as pneumonias nosocomiais são a principal causa de mortalidade intra-hospitalar, podendo chegar a 30% em algumas séries de casos.

A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM) é definida como a infecção pulmonar que se desenvolve entre 48-72hs após o paciente ser intubado, porém o correto diagnóstico e a instituição rápida do tratamento algumas vezes não são suficientes para salvar vidas. Mais importante que seu reconhecimento é o tratamento e a prevenção da PAVM.

A ausência de PAVM em uma unidade de terapia intensiva reapresenta hoje um índice de qualidade de atendimento e segurança do paciente, por isso é fundamental o entendimento e a adoção de medidas para sua prevenção por toda equipe multidisciplinar

De medidas simples à beira do leito ao uso de antibióticos profiláticos, no webinar dessa semana vamos abordar as diferentes estratégias para a prevenção da PAVM à luz do que existe de mais atual em evidências científicas, associadas às discussões que envolvem a viabilidade dessas medidas na prática diária de uma UTI.

O webinar será na próxima quinta-feira, dia 03/05, às 20h. Faça sua inscrição gratuita, clicando neste link ou no botão abaixo:

Perdeu os webinars anteriores?

Calma! Nós gravamos eles para você. Clique nos banners abaixo e veja o replay dos eventos:

Vem aí!

Você sabe como ventilar corretamente o paciente em situações de insuficiência respiratória? Tem dúvidas de qual modo ventilatório utilizar? Está atualizado com as práticas mais modernas de monitorização da ventilação mecânica?

Acesse http://health.school/vm/ e saiba mais sobre a novidade que estamos preparando para você!

Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.

Academia Médica
Roberta Fittipaldi Palazzo
Roberta Fittipaldi Palazzo Seguir

Medica pneumologista e intensivista. Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Professora da Pós graduação em Terapia Intensiva HIAE. Cursando doutorado em Pneumologia FMUSP. Médica Assistente UTI Respiratória FMUSP.

Ler matéria completa
Indicados para você