[ editar artigo]

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?

Pneumonia associada à ventilação mecânica: como prevenir?

Dra. Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista e líder do grupo de estudos em Pneumo Intensiva e Ventilação Mecânica da Academia Médica

Sabemos que as pneumonias nosocomiais são a principal causa de mortalidade intra-hospitalar, podendo chegar a 30% em algumas séries de casos.

A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM) é definida como a infecção pulmonar que se desenvolve entre 48-72hs após o paciente ser intubado, porém o correto diagnóstico e a instituição rápida do tratamento algumas vezes não são suficientes para salvar vidas. Mais importante que seu reconhecimento é o tratamento e a prevenção da PAVM.

A ausência de PAVM em uma unidade de terapia intensiva reapresenta hoje um índice de qualidade de atendimento e segurança do paciente, por isso é fundamental o entendimento e a adoção de medidas para sua prevenção por toda equipe multidisciplinar

De medidas simples à beira do leito ao uso de antibióticos profiláticos, no webinar dessa semana vamos abordar as diferentes estratégias para a prevenção da PAVM à luz do que existe de mais atual em evidências científicas, associadas às discussões que envolvem a viabilidade dessas medidas na prática diária de uma UTI.

O webinar será na próxima quinta-feira, dia 03/05, às 20h. Faça sua inscrição gratuita, clicando neste link ou no botão abaixo:

 


Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do curso da Academia Médica Health.School em parceria com a  Dra. Roberta Fittipaldi:

Ventilação Mecânica – da teoria à prática

Início das aulas: 19 de agosto. Vagas limitadas!

Chega de máquina apitando porque você não sabe como programá-la! Informações: https://health.school/vmcurso ou clique no banner.


 

Confira também a lista completa de aulas online e gratuitas sobre Pneumo Intensiva:


Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.

Academia Médica
Roberta Fittipaldi
Roberta Fittipaldi Seguir

Medica pneumologista Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Professora da Pós graduação em Terapia Intensiva HIAE. Cursando doutorado em Pneumologia FMUSP. Médica Assistente UTI Respiratória FMUSP.

Ler conteúdo completo
Indicados para você