[ editar artigo]

Por que a Fisioterapia é Desvalorizada?

Por que a Fisioterapia é Desvalorizada?

Como Ortopedista e Cirurgião, presencio com frequência muitas sequelas que poderiam ter sido evitadas...

Eu resumiria a resposta em 2 tópicos:
1) Imediatismo do ser humano
2) "A procura da Cura"

1) Imediatismo
O trabalho que os Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas desenvolvem não é palpável a uma análise superficial e desatenta... Por natureza, demanda tempo. (Do Grego PHYSIS = “natureza” e THERAPEIA = “ato de restabelecer, fazer tratamento”).

Exemplo: tratamento multidisciplinar de artrose pode demandar vários meses, e o resultado (evitar uma cirurgia no futuro) é difícil de mensurar para gestores políticos. E, infelizmente, qualquer resultado positivo que demore mais de 4 anos para florescer, não importa o quão "bão" ele seja, é arriscado demais nas eleições.



2) A procura da Cura
Como diz o Dr. Dráuzio Varella, parte do problema está na constituição: "Saúde, direito de todos, dever do Estado." Ora, o dever não é de todos?

"Dever do Estado" é um conceito romântico antigo e limitante, que atrapalha a participação do indivíduo na construção de sua saúde. Favorece o inconsciente coletivo que valoriza mais os medicamentos e as cirurgias e qualquer terapia que seja mais passiva que ativa. Cria-se a expectativa da cura caindo do céu.

Enfim, penso que isso é um reflexo de imaturidade nossa na compreensão do conceito de Saúde. Essa negligência custa caro e pouca gente vê, lamentavelmente.

Fisioterapia exige esforço, paciência e sabedoria.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Academia Médica
Tomás Barros
Tomás Barros Seguir

Médico Ortopedista e Cirurgião de Mão, aprendiz de Malabarismo, Gaita e Violão. Ah, e CEO do www.consultaortopedista.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você