Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que a Fisioterapia é Desvalorizada?

Por que a Fisioterapia é Desvalorizada?
Tomás Barros
mar. 1 - 2 min de leitura
020

Como Ortopedista e Cirurgião, presencio com frequência muitas sequelas que poderiam ter sido evitadas...

Eu resumiria a resposta em 2 tópicos:
1) Imediatismo do ser humano
2) "A procura da Cura"

1) Imediatismo
O trabalho que os Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas desenvolvem não é palpável a uma análise superficial e desatenta... Por natureza, demanda tempo. (Do Grego PHYSIS = “natureza” e THERAPEIA = “ato de restabelecer, fazer tratamento”).

Exemplo: tratamento multidisciplinar de artrose pode demandar vários meses, e o resultado (evitar uma cirurgia no futuro) é difícil de mensurar para gestores políticos. E, infelizmente, qualquer resultado positivo que demore mais de 4 anos para florescer, não importa o quão "bão" ele seja, é arriscado demais nas eleições.



2) A procura da Cura
Como diz o Dr. Dráuzio Varella, parte do problema está na constituição: "Saúde, direito de todos, dever do Estado." Ora, o dever não é de todos?

"Dever do Estado" é um conceito romântico antigo e limitante, que atrapalha a participação do indivíduo na construção de sua saúde. Favorece o inconsciente coletivo que valoriza mais os medicamentos e as cirurgias e qualquer terapia que seja mais passiva que ativa. Cria-se a expectativa da cura caindo do céu.

Enfim, penso que isso é um reflexo de imaturidade nossa na compreensão do conceito de Saúde. Essa negligência custa caro e pouca gente vê, lamentavelmente.

Fisioterapia exige esforço, paciência e sabedoria.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você