Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que a publicação de alto impacto é tão importante para a pesquisa?

Por que a publicação de alto impacto é tão importante para a pesquisa?
Gabriele Duarte
jan. 20 - 2 min de leitura
000

As publicações científicas representam diversos impactos, mas para mim dois principais  papéis se destacam, são eles:  relacionados ao  contexto  pessoal do profissional engajado na pesquisa e à comunidade científica como um todo.

Para o(a) pesquisador(a) que participa de um estudo que vai gerar uma publicação além da satisfação pessoal de estudar e compartilhar o que foi foco de dedicação, se sobressai o pensamento de como aquele estudo vai impactar na sociedade. O impacto do estudo está, muitas vezes,  associado ao meio de publicação em que ele será compartilhado e sua capacidade de gerar um alto alcance e futuro reconhecimento dentro da comunidade científica. Vale ressaltar que o registro das publicações em periódicos de alto impacto pode não ser democrático no quesito financeiro, visto que as taxas cobradas possuem valores consideráveis a serem custeados pelos próprios pesquisadores, podendo assim tolher aqueles que não dispõem de recursos.

Chegamos  ao segundo ponto,  o qual versa sobre como a comunidade científica vai eleger  uma  pesquisa de alto impacto. Sabemos que existem  vários periódicos renomados e considerados como meta de publicação de muitos pesquisadores, mas julgar que a publicação teve impacto satisfatório é uma definição complexa, visto que avalia não somente a qualidade dos periódicos nos quais a pesquisa está publicada como também a quantidade de publicações  disponível em jornais ou revistas menos reconhecidos.

Retornando ao ponto inicial sobre a importância da publicação de alto impacto, notamos que  para um estudo ser reconhecido não basta  apenas um conteúdo que se destaque no meio científico, mas também necessita cumprir  alguns  requisitos. Dentre eles, a escolha de um periódico que publica estudos de alto impacto, disposição de tempo do pesquisador e da sua equipe e de recursos  financeiros para submissão da pesquisa em revistas científicas que cobram para a publicação, principalmente.

 A realidade ainda apresenta limitações para o alcance do reconhecimento profissional e do que é considerado sucesso no meio científico, mas ainda assim devemos continuar buscando maneiras de solucionar as lacunas existentes.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você