[ editar artigo]

Professor do curso Humanidades Médicas é entrevistado por Grupo de pesquisa de Universidade Alemã

Professor do curso Humanidades Médicas é entrevistado por Grupo de pesquisa de Universidade Alemã

O professor do curso Humanidades Médicas, Áureo Lustosa Guérios, foi entrevistado recentemente por um dos grupos de pesquisa da Universidade Ludwig Maximilians de Munique, na Alemanha.

A entrevista trata de sua pesquisa de doutorado sobre as pandemias de cólera do século XIX e sua relação com o Coronavírus. Ela foi publicada em um dos blogs da Universidade de Munique, o Vigilanz Kulturen, e está disponível (em inglês) AQUI. Confira um trecho da entrevista traduzido por nossa equipe:

Existem inúmeras semelhanças (entre a pandemia de cólera e a do novo coronavírus). Em primeiro lugar, há negação. Em 1830, vários médicos e cientistas argumentaram que a cólera nunca chegaria à Grã-Bretanha, por conta de seu clima mais frio. Foi o que aconteceu em 1831. Essa mesma situação se repetiu quando o governo italiano enviou uma comissão a Paris para acompanhar o surto de 1832. Foi concluído que a cólera não chegaria à Itália porque o país já estava ocupado pela malária. Foi o que aconteceu em 1835. Isso lembra as observações de desprezo feitas por Trump no início da crise, ou a declaração de Bolsonaro de que a Covid-19 era "apenas uma gripezinha".

O prof. Áureo trata desse mesmo tema e de muitos outros em seu podcast, Literatura Viral, disponível em todas as plataformas. Além disso, ele ministra o curso Humanidades Médicas: a saúde e a doença na história e nas artes. As matrículas estão abertas, não perca a sua vaga! Clique neste link  ou no banner abaixo.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você