Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto de pesquisa - Plataforma Brasil

Projeto de pesquisa - Plataforma Brasil
Fernando Carbonieri
mar. 25 - 3 min de leitura
000

Projeto de pesquisa - Plataforma Brasil

Agora ficou muito menos burocrático passar seu projeto de pesquisa por um comitê de ética em pesquisa.

Conselho de ética para pesquisas

Para realizar um estudo científico necessitamos passar por 3 fases distintas. O projeto de pesquisa, a ação da pesquisa e a publicação.

Hoje a ideia é falar sobre uma das etapas que envolvem a aprovação do projeto de pesquisa.

Para realizar algum trabalho você deve redigir um projeto, dentro das normas da metodologia científica,  que mostre a necessidade, o embasamento científico e os passos do projeto.

Em algumas situações você deve submeter seu trabalho ao comitê de ética de sua instituição ou ao Conep (para trabalhos realizados em instituições sem CEP). Algumas das situações são facultativas, porém sempre recomendamos o envio, pois tal prática dá mais credibilidade ao seu trabalho (facilita a publicação).

Para facilitar a organização e controle dos documentos para as universidades e Conep, foi criado o Plataforma Brasil.

Plataforma Brasil

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep((Conselho de Ética em Pesquisa / Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa). Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

Para fazer o cadastro pessoal você deve fornecer teu RG, CPF, Endereço, Email, e estar com seu cadastro no sistema de curriculo Lattes pronto, e ,de preferência, atualizado... O cadastro é rápido e simples.

Para cadastrar um projeto de pesquisa, você deve ter o terceiro grau concluído. Caso ainda não o possua, você ira ter que cadastrar um orientador, que será o "líder" do projeto. O líder é a pessoa responsabilizada por todos os efeitos do projeto, ou seja, em caso de maleficência a algum animal ou humano ela é a pessoa que responderá judicialmente pelos atos questionados.

Com 5 anos de vida, o sistema está facilitando a burocracia necessária a realização da pesquisa científica nacional.

PARA FAZER ENTRAR NO PLATAFORMA BRASIL CLIQUE AQUI

 

Apresentou alguma dúvida? Coloque nos comentários abaixo! Responderemos assim que possível.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você