Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando Mais Médicos é Menos Saúde

Quando Mais Médicos é Menos Saúde
João Carlos Simões
set. 29 - 3 min de leitura
010

 

"Vincit omnia veritas" - A verdade vence todas as coisas.

À guisa de contribuição e reflexão sobre esse assunto por demais debatido, criticado e comentado que é o Mais Médicos, quero dizer que o poder atribuído a classe médica só pode vir do respeito que ela desperta, porque, mesmo atuando em condições adversas, vítima, muitas vezes, da demagogia, das políticas delirantes desse governo, da incompreensão e de um sistema de saúde que não atende às características da profissão, continua dando o melhor dos seus esforços para minorar o sofrimento de tantos que, infelizmente, reconhecem a seriedade do seu trabalho e a nobreza dos seus propósitos

Os médicos tem sido vítimas do sistema que não conseguem modificar, exatamente porque, apesar de tudo, na maior parte do tempo, estão envolvidos em beneficiar e ajudar as pessoas que sofrem , que precisam de seus serviços. As milhares de internações e atendimento em postos de saúde por mês, a quase totalidade resultando em recuperação integral, não podem e não devem ser desmerecidas exatamente por aqueles que têm a responsabilidade da informação não-deformada, não-recheada de meias-verdades e injustiças que geram descrença e desconfiança em área tão sensível para a população como é a saúde.
Onde vive a grande massa da população pobre, os profissionais médicos de que ela necessita não aceitam morar. E, se aceitam, suas famílias não aceitam. Além disso, falta infraestrutura e faltam outros profissionais da área da saúde. Médico só com estetoscópio não resolve nada.

Dificilmente o problema estará sendo solucionado com a exportação de médicos estrangeiros por um período e com um tom de propaganda eleitoral forte. porque não colocará e não integrará para sempre o profissional no seio daquela população pobre.
A solução só será conseguida quando os médicos morarem na área em que trabalham, onde vivem os seus pacientes. O que se tem oferecido ao povo sofrido são apenas maquiagem e propaganda sem atender os requisitos básicos da profissão médica: ética, vínculo e responsabilidade

E para finalizar sobre este programa eleitoreiro dos Mais Médicos : pior que um ignorante que nada pode fazer é um incompetente diplomado que se dispõe a fazer o que não sabe.

João Carlos Simões
Professor Titular do curso de Medicina da FEPAR
Fundador e Editor da Revista do Médico Residente do CRMPR


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você