[ editar artigo]

Quanto Custa ser Médico no Brasil

Quanto Custa ser Médico no Brasil

Quanto Custa ser Médico no Brasil

Ser médico é antes de tudo, uma profissão. Obviamente que você tem que ter aptidão pra exercer esse ofício. O caminho para estar apto a exercê-la é longo, exige constante atualização e muitos gastos que até este momento, não foram adequadamente levantados.

O investimento para tornar-se médico é muitas vezes contabilizado apenas pelo custo da faculdade. As já sabidas altas mensalidades da multidão de faculdades particulares são um fator determinante. Como falamos anteriormente no nosso levantamento sobre o FIES( lin AQUI), o gasto e o dinheiro emprestado para formar-se em uma faculdade particular pode facilmente chegar a 500 mil reais.

Mas não é "somente" este o investimento. Sabemos que o aluno e o médico residente estuda em escolas e hospitais que estão distantes de suas residências. Sabemos que os custos para a manutenção do básico para estes que vão morar fora, também não é pequeno. Como a maioria dos estudantes e residentes não tem ganhos suficientes para arcar com estas despesas, também podemos classificar estes gastos como investimento.

Ainda, assim que você termina a sua especialização e entra no mercado de trabalho, alguns gastos também podem ser classificados como investimento.

Apenas a partir do seu "último grande investimento" podemos começar a contabilizar o retorno, o pay-back, que a medicina proporciona.

Com o intuito de descobrir mais sobre o assunto, e apresentar o resultado no III Fórum do Médico Jovem, resolvi levantar dados relativos a todos estes investimentos não contabilizados, para podermos "fechar a conta" com melhor qualidade. Este é um estudo preliminar, que necessita a ajuda de todos os leitores que puderem participar para levantarmos informações com a melhor qualidade científica possível. O estudo não possui conflitos de interesse, sendo uma iniciativa pessoal e que os resultados serão apresentados publicamente no fórum e aqui no Academia Médica.

Quem sabe, a partir destas informações podemos calcular o tempo necessário para um jovem médico pagar todo o investimento aplicado na profissão.

Posto isso, gostaria da ajuda de nossos leitores para responder os questionários a seguir (ACADÊMICO, MÉDICO ESPECIALIZANDO, MÉDICO PROFISSIONALpara juntos podermos melhorar o entendimento desta questão:

Agradecemos a todos os participantes antecipadamente e solicitamos que compartilhem este questionário com seus colegas de sala de aula ou de profissão para atingirmos o objetivo com o maior intervalo de confiança possível. Iremos aceitar respostas até as 23:59 de 11/10/2015.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você